Evasao Escolar
Trabalho Escolar: Evasao Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleber.chagas • 11/11/2014 • 5.505 Palavras (23 Páginas) • 383 Visualizações
EVASÃO NA DISCIPLINA DE ALGORITMO E PROGRAMAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DOS FATORES INTERVENIENTES NA PERSPECTIVA DO ALUNO Factores asociados al abandono. Tipos y perfiles de abandono. GIRAFFA, Lucia Maria Martins MORA, Michael da Costa PUCRS - Brasil e-mail: giraffa@pucrs.br Resumo. No Brasil cada vez mais os alunos chegam à universidade com deficiências na sua formação básica. Deficiências estas relacionadas à expressão em língua materna (escrita), interpretação de textos e enunciados, hábitos de estudo e pesquisa e, especialmente, com formação deficitária no que tange a conteúdos de Matemática. Estas deficiências têm sido apontadas como fatores impactantes e relacionados com o cancelamento ou abandono na disciplina de Algoritmos e Programação. Estudos brasileiros e internacionais apontam para a necessidade de se criar estratégias e programas de incentivo a permanência nestas disciplinas do primeiro ano dos cursos de Computação. No entanto, maioria dos estudos apresenta a perspectiva do professor e sua observação acerca dos fatores que ele/ela julga intervenientes no processo de evasão. Geralmente estes fatores são oriundos de elementos da avaliação formal (testes, exercícios e provas). O diferencial deste trabalho foi buscar na fala dos alunos a sua perspectiva e verificar o quanto esta geração conectada realmente abandona a disciplina por razões de falta de pré-requisitos. Buscou-se identificar que outros fatores motivacionais, estruturais e socioeconômicos levou estes alunos a desistirem, do estudo naquelas disciplinas. Este estudo constitui-se numa análise qualitativa, descritiva, com estudo de caso, contando, para tal, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com apoio nos testemunhos de alunos de cursos de graduação dos cursos de Sistemas de Informação de Ciência da Computação da PUCRS, no período de2012 a 2013, que abandonaram ou cancelaram a disciplina antes do término do período letivo. A coleta de informações deu-se por meio de questionário online enviado aos alunos que cancelaram as disciplinas. A seleção deste aluno foi realizada pelo registro de cancelamentos nas salas virtuais associadas às turmas de Algoritmo Programação I, no referido período estudo de caso a que se refere essa pesquisa, o a perspectiva e opinião dos alunos das causas que os levaram a abandonar ou cancelar a disciplina, é do tipo analítico, porque se constitui, primeiramente, pelo caráter descritivo. Segundo Yin (2010) são os estudos de caso de cunho analítico os que podem proporcionar significativo avanço no conhecimento real do contexto. Assim, essa abordagem se integra aos interesses da pesquisa, porque permite voltar o olhar para o processo de desistência por parte os alunos dos seus estudos. A análise dos dados foi enriquecida com as contribuições nas questões abertas utilizando a na Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi, (2006). Palavras Chave: Abandono.Educação Superior. Ensino de Algoritmos e Programação.
1. Introdução
A evasão nas disciplinas dos níveis iniciais dos cursos de Computação não é um fato novo. Essa situação tem sido estudada por vários autores nacionais e internacionais. Infelizmente essa situação é observada em outras áreas das Ciências Exatas e gera uma situação de impasse e preocupação tanto para docentes como para a sociedade em geral. A evasão é, certamente, um dos problemas que afligem as instituições de ensino em geral. A busca de suas causas tem sido objeto de muitos estudose pesquisas educacionais (Silva Filho et al, 2011). Segundo os autores, a evasão estudantil no ensino superior é um problema internacional que afeta o resultado dos sistemas educacionais. As perdas de estudantes que iniciam, mas não terminam seus cursos são desperdícios sociais, acadêmicos e econômicos. No setor público, são recursos públicos investidos sem o devido retorno. No setor privado, é uma importante perda de receitas. Em ambos os casos, a evasão pode ser tomada como fonte de ociosidade de professores, funcionários, equipamentos e espaço físico. O alto investimento para fazer um curso superior não deve ser apenas medido na questão financeira. Temos de considerar o custo emocional, pessoal e social que demanda de um abandono de curso. Cada aluno que se evade deixa de contribuir com seu capital intelectual e força de trabalho para a construção da sociedade. Na área da Computação este problema é recorrente e fonte de investigação de diversos pesquisadores .
Aureliano e Tedesco (2010) apresentam uma visão geral sobre o ensino-aprendizagem de algoritmos e de programação, considerando as publicações nos eventos SBIE, WIE e WEI, a fim de mostrar as linhas que os desenvolvedores de software tem adotado ao abordarem a questão. Este trabalho também cita algumas das dificuldades enfrentadas pelos aprendizes desse tópico, de acordo com os autores dos artigos publicados nos três eventos.Uma das razões para esta acentuada desistência é a dificuldade encontrada pelos alunos com os conteúdos e habilidades necessárias na disciplina de Algoritmos (Gomes; Henriques e Mendes, 2008), que tem como objetivo trabalhar o raciocínio lógico voltado para a resolução de problemas de diferentes áreas do conhecimento humano. Segundo Ipesen (2013) diante da percepção das dificuldades existentes, as práticas educativas de ensino de Algoritmos se tornaram alvo de inúmeros estudos visando minimizar as adversidades dos alunos. Em publicações anteriores (Giraffa e Moraes, 2012) e (Giraffa et al, 2014) identificamos que o cenáriocausado pela evasão dos alunos nestes cursos de graduação é objeto de estudo da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e das associações de profissionais da área de TI (Tecnologias da Informação), tais como SOFTEX (www.softex.br) e ASSESPRO (assespro.org.br). A preocupação com este elevado número de alunos que desistem do curso é reforçado também pela baixa procura observada pelas carreiras associadas às áreas de Ciências Exatas resultando em muitas oportunidades em aberto no mercado de trabalho. Como efeito disto, sofre a economia e a sociedade. No que tange a evasão associada aos cursos de Computação, estudos realizados por diversos pesquisadores da área de Educação e Computação e do Ministério da Educação brasileiro (MEC) mostram que os alunos desistem dos cursos logo no primeiro ano do ensino superior. As disciplinas causadoras desta desistência são aquelas associadas ao ensino de Cálculo e de Programação (incluindo-se a disciplina de Algoritmos).
Ao analisarmos os estudos existentes citando Aureliano e Tedesco (2012), Falkembach et al (2003), Garcia et al (2008), Gomes et al (2008), Gomes et al (2011), Raabe e Silva (2005), Iepsen et al (2011), Iepsen(2013), Hernandez, et al (2010), Jenkins (2002), Pereira e Rapkiewicz
...