Evolucao Do Racismo
Trabalho Universitário: Evolucao Do Racismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mylena.vieira • 8/3/2015 • 282 Palavras (2 Páginas) • 525 Visualizações
EVOLUÇÃO
A evolução do racismo começou desde a época colonial, quando chegaram os primeiros negros trazidos da Nigéria e Angola. Desde então a temática tem se instalado em diversas região do mundo.
Hoje o racismo é tratado de uma forma diferente se comparado ao período colonial; não se pode afirmar que exista o racismo na forma escrava, o que temos hoje é algo parecido com a xenofobia. Se analisarmos de forma sistemática podemos afirmar que a abolição da escravatura ficou apenas no papel, pois são constantes os atos de discriminação com negros. O que se vive no século XXI é uma espécie de “racismo modernizado”.
o BRASIL
“O racismo no Brasil é um fator histórico e o seu maior problema é não se considerar racista”.
Esta afirmação foi feito pelo governo brasileiro em
2001, onde autoridades reconheceram que o pais é racista.
O número de queixas de discriminação racial feitas à Ouvidoria da Seppir (Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial) praticamente dobrou, de 219 em 2011 a 413 no ano passado, um aumento de 88%. Este ano, 78 denúncias foram registradas apenas no começo do ano.
No Brasil, a evolução racial se mostrou influenciada principalmente pelo período da escravidão e pós abolição da escravatura. O cenário era dominado pela política dominante da época.
A visão de sociedade mística atua do aspecto para criar uma maneira de combater a rejeição e criar um certo pudor que implicaria em não ser racista. Com isso, o racismo passaria a ser algo negativo, envergonharia quem cometesse injuria racial. No entanto, essas medidas não são utilizadas de forma correta para integração da população social. É preciso políticas de informações e medidas socioeducativas para ampliar o conhecimento da população e civilizar de forma correta os agressores
...