Evolução Do Turismo
Monografias: Evolução Do Turismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alberis1980 • 19/9/2014 • 607 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO TECNOLOGIA E TURISMO DE OLINDA
ALUNO: ENSON GUALBERTO DA SILVA
MATRICULA: 2014.1.09240 / SALA:05
CURSO: TURISMO. / TURNO: NOITE
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO TURISMO.
PROFESSOR: TAMISA RAMOS VICENTE.
ASSUNTO: EVOLUÇÃO DO TURISMO.
OLINDA
23/04/2014
Evolução do Turismo
Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as Recomendações da Organização Mundial de Turismo, Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo, o definem como as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros.
Turista é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro.
Efeitos produzidos a nível do turismo
Relativamente à procura, houve uma redução ainda maior da duração do trabalho diário e semanal, os rendimentos reais diminuíram, porém sem renúncia às viagens, que passaram a ser encaradas como um bem de primeira necessidade (em contrapartida férias mais econômicas e destinos mais próximos). No domínio das motivações destaca-se a procura de programas de férias com inclusão de atividade culturais e desportivas.
O turismo pode ser estudado e apresentado segundo diferentes abordagens, pois é
uma atividade que se encontra em constante evolução. Uma das abordagens mais
usuais consiste em apresentar o conceito com base na procura e na oferta.
Baseado na procura, o turismo é: uma atividade relacionada com a deslocação de pessoas para fora das suas áreas habituais de residência e trabalho, desde que essas mesmas deslocações não se venham a traduzir em permanência definitiva na área visitada, com as atividades realizadas durante a estada e com as facilidades criadas para acolher e entreter os turistas.
Naquela altura, o turismo era definido como o conjunto das relações e fenômenos originados pela deslocação e permanência de pessoas fora do seu local habitual de residência, desde que tais deslocações e permanências não sejam utilizadas para o exercício de uma atividade lucrativa principal, permanente ou temporária.
Esta definição, que integra o conceito de visitante não fazendo a separação entre turistas e excursionistas, destaca os seguintes elementos de interesse:
o turismo é um conjunto de relações e fenômenos
...