Evolução do pensamento econômico: uma breve retrospectiva
Seminário: Evolução do pensamento econômico: uma breve retrospectiva. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliano2santos • 30/3/2014 • Seminário • 494 Palavras (2 Páginas) • 576 Visualizações
Capitulo 2
Evolução do Pensamento econômico: Breve Retrospecto
Questão para revisão.
1)- Em que consiste a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Para os mercantilistas tinham uma preocupação sobre o acumulo de riquezas de uma nação e para eles a riqueza consistia no acumulo de metais preciosos. Já para os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como a lavoura, pesca e mineração.
2)- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias? O mais destacado economista clássico foi Adam Smith, que publicou o livro “A riqueza das Nações” e é considerado o “pai da economia”. Suas principais idéias são:
a) “Mão invisível” - não era necessário a interferência do estado na economia, o crescimento econômico seria regularizado pela “mão invisível” que consistia na própria força de mercado que ajustaria o crescimento e a regulação econômica.
b) Riqueza das nações - Teoria do valor do trabalho, o trabalho deveria ser dividido e as pessoas deveriam se especializar em uma alguma tarefa. Ex. Fábrica de alfinetes.
c) Proteção do Estado – o Estado deveria proteger a sociedade contra eventuais ataques e se responsabilizas pela manutenção das obras e instituições.
3)- O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor? A teoria das vantagens comparativas pregava o comércio entre os países, isto é, o comércio internacional que diz que um país não precisa ter uma vantagem absoluta sobre a produção de um determinado produto. É possível obter benefícios a partir do comércio internacional. O autor desta teoria foi David Ricardo que foi inspirado após ler a obra de Smith
4)- Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio Keynesiano da demanda efetiva.
No principio Keynesiano o nível de produção nacional de uma economia é determinada pela demanda agregada ou efetiva sob a regulação do estado dos fluxos real e monetário da economia. Na lei Say “a oferta cria sua própria procura” , ou seja, o aumento da produção transformar-se –ia em renda dos trabalhadores e empresário, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços.
...