Evolução histórica das ciências administrativas
Projeto de pesquisa: Evolução histórica das ciências administrativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pompermay • 28/8/2014 • Projeto de pesquisa • 1.248 Palavras (5 Páginas) • 200 Visualizações
Faculdade Anhanguera
Curso Tecnologia de Logística
Fabiola Suelen Pompermayer
Piracicaba – SP
Agosto/ 2014
Fabiola Suelen Pompermayer
RA: 8821332638
Projeto apresentado como requisito para aprovação
do PROINTER no Curso Logística
Faculdade Anhanguera de Piracicaba sob
a orientação do Prof.: Amarildo
Piracicaba – SP
Agosto/ 2014
Sumario
• Introdução
• Resumo
• Contextualização da pesquisa
• Consideração final
Introdução
As sociedades vêm experimentado mudanças significativas no que tange à tecnologia, econômica, política, ecologia e aspectos sociais em geral. Em tal cenário, são muitos os questionamento dos gestores de empresas. Surgirem, assim as organizações que aprendem, cuja proposta é apresentada nos próximos itens.
Capitulo 01
Resumo
Organizações que Aprendem
Na busca por eficiência e eficácia, muitos são os estudos e publicações sobre como as organizaçõesprecisam compreender o ambiente, tanto interno quanto externo, de tal forma que posam modificar seus processos.
A empresa, assim como os indivíduos, aprende continuamente, por sofre influencias desse ambiente e desenvolve mecanismo por intermédio de procedimentos e rotinas que passam a fazer parte de sua cultura; assim , a empresa aprende.
Sabemos que mudança exige comprometimento, envolvimento e objetivos claramente estabelecidos e difundidos entre todos os envolvidos no processo. O grupo precisa conhecer exatamente onde esta, para onde vai e quis são os caminhos a percorrer para que se atinja o objetivo.
A mudança, quando envolve o conhecimento individual , é relativamente simples e demanda pouco tempo e recursos. No entanto, quando se almeja a mudança de comportamento de um grupo é preciso que se considere que tanto o grau de dificuldade quanto o tempoenvolvido no processo são maiores. Pois este contempla aspectos motivacionais.
Cada indevido. É único. É capaz de aprender e possuidor de habilidades que, quando devidamente estimulado e desenvolvidas, podem trazer contribuições para o grupo e para a organização como um todo.
Gerente, em especial os que trabalham com o desenvolvimento de pessoas como o profissionais de Recursos Humanos, tem um importante desafio: como definir novos modelos e promover internalização deste para que as pessoas da empresa aceitem aprender novamente aquilo o que já fazem.
Evolução histórica da Ciências da Administração
De acordo com o Marx e Engls (2001), a descoberta da América; a circunavegação da África; os novos contatos com mercados como os das índias Orientais e da China;
A revolução industrial teve inicio com a invenção da maquina a vapor por James Watt.
• 1780 a 1860: Primeira Revolução Industrial ou do carvão e do ferro.
• 1860 a 1914: Segunda Revolução Industrial ou do aço e da eletricidade.
Com mercado progredindo e o crescimentodesordenado das empresas que eram administradas, ate então , por improviso, sem técnicas, normas ou teorias cientificas para nortear os trabalhos.
A AdministraçãoCientifica, nascida nos Estados Unidos, no inicio do século xx
A abordagem da Teoria Clássica da Administração, com Henry Fayol e outros europeus
Na Abordagem das Relações Humanas, Elton Mayo é conhecido como o pai das relações humanas.
Mudança Organizacional
As empresas também devem preparar-se para mudar (2003).
Em virtudes da tecnologia, de oportunidade de crescimento global e da tendência de e de enxugamento de pessoal, praticamente todos as empresas modernas estão, de algumas maneira mudando. As organizações precisam estar atentas as novas demandas da modernas sociedades, porque ela esta mais exigente e não somente quanto aos avanços tecnológicos e inovações, mais também quanto as ações empresarias, tem colaborado transparência e responsabilidade.
Podemos observar essa realidade não só na economia de mercado, com o crescente fluxo de capital circulando diariamente pelo planeta, mais também nos governos, por meio de suas politica e normais; nas empresas e nas organizações não governamentais, que crescem e se legitimam em defesa de temas emergentes como: meio ambiente, saúde e bem- estar social, diversidade, direitos humanos e comunidades.
A Natura ainda apoia diversos projetos sociais e instituiçõesbeneficentes. Global Reporting Initiative (GRI)
Paradigmas
O termo “paradigma” serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referencias, para explicar as pessoas como lidar com diferentes situações e ajuda- lasnisso
É possível afirmar que os paradigmas que são, em essência, as teorias dominantes num certo período tem função normativa, pois postulam o que é ou não possível e estabelecem noções a respeitos de como o mundo é constituídos e seus funcionamento
A transição entre as teorias acontece por meio
...