Exemplo de inicio de trabalho acadêmico
Por: Rafael Abrantes • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.604 Palavras (7 Páginas) • 324 Visualizações
Trabalho Interdisciplinar Dirigido
Processo de Treinamento na Câmara Municipal de Belo Horizonte
Alunos: Danielle Elias
Jeniffer
Luiz Romano
Rafael Abrantes
- Introdução
Objetivo Geral
Elaborar um processo de treinamento para novos funcionários da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Objetivos Específicos
Identificar a necessidade de treinamento para os novos funcionários da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Elaborar uma proposta de treinamento para os ASPROM (Associação Profissionalizante do Menor) da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Implementar e avaliar a proposta de treinamento feita para Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Justificativa
O Treinamento dentro das empresas é um fator crucial para um bom desempenho dos funcionários na execução de suas tarefas. A proposta deste estudo é realizar um processo de treinamento eficaz para os novos funcionários da ASPROM (Associação Profissionalizante do Menor) da Câmara Municipal de Belo Horizonte, visando na melhoria da execução do trabalho, na agilidade e qualidade do serviço prestado
- Referência Teórico
Conceito de Treinamento
Segundo CHIAVENATO (1989, p.24) a educação profissional é a educação institucionalizada ou não, que visa o preparo do homem para a vida profissional, onde a educação, propriamente dita, compreende três etapas: formação profissional, desenvolvimento e treinamento.
O treinamento é voltado para a educação profissional e melhoria das habilidades dos funcionários na empresa, integrando-os a cultura da organização e as suas funções.
Vários autores definem treinamento de diversas formas:
Segundo FERREIRA (1979, p.219):
Treinamento dentro de uma empresa poderá objetivar tanto a preparação do elemento humano para o desenvolvimento de atividades que virá a executar, como desenvolvimento de suas potencialidades para o melhor desempenho das que já executa.
Entende-se que, com o processo de treinamento, pode-se alcançar a qualidade dentro da empresa e consequentemente, denotando sua importância na qualificação do empregado para executar tarefas.
HAMBLIN (1978, p.15) comenta que: “Treinamento abrange qualquer tipo de experiência destinada a facilitar um ensino que será útil no desempenho de um cargo atual ou futuro.” Percebe-se que o treinamento traz retorno tanto para o profissional quanto para a empresa, visto que, um profissional de fato qualificado, terá uma motivação maior e com isso, se tornando mais produtivo, contribuindo para o resultado da organização.
TOLEDO (1986, p.88):
Treinamento na Empresa é ação de formação e capacitação de mão-de-obra, desenvolvida pela própria empresa, com vistas a suprir suas necessidades.
É possível concluir com as definições de cada autor acima, que o treinamento tenta alterar o comportamento dos empregados na direção do alcance dos objetivos organizacionais. É um processo de educação profissional que as empresas visam à capacitação da sua mão-de-obra, ensina aos novos empregados às habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos e assimilar informações adequando e suprindo as necessidades da empresa no mercado.
O Treinamento é um processo que se constitui em 4 etapas. A Primeira etapa para o treinamento é adquirir o levantamento das necessidades de treinamento dentro da empresa. Para isso, tem que ter bem definidos os objetivos, politicas, visões e missões da empresa.
Segundo Chiavenato (1929, p.373):
Necessidades de treinamento são as carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz.
Para uma necessidade de treinamento é necessário viabilizar a área de informação e habilidades que as pessoas necessitam para ter uma melhor eficiência na produção do trabalho. O treinamento sempre será necessário dentro da empresa pois possibilita mais tecnologias de trabalho, aumento nos lucros, aumento na satisfação dos clientes, aumento para produção, aumento nas vendas, entre outros.
A segunda etapa do treinamento é O Desenho do Programa de Treinamento, esse desenho
CHIAVENATO (1929, p.375): “[...]refere-se ao planejamento das ações de treinamento e deve ter um objetivo especifico: feito o diagnóstico das necessidades de treinamento[...]”. Com isso é necessário que a empresa tenha bem definido o que deve ser treinado, como treinar, em que treinar, por quem, onde treinar, quando treinar e para quer treinar. Para poder ter um resultado positivo de acordo com seu objetivo.
Na Terceira Etapa que é a Execução do Programa de Treinamento’’ a empresa tem que saber de que maneira será aplicado esse treinamento ou seja, por trabalho, ou em classes, telefones, via internet, questionário, etc. Proporcionando na hora da execução, um tipo de treinamento de fácil entendimento aos treinados e fácil aprendizado.
Para concluir a quarta etapa é a Avaliação da necessidade de treinamento, essa avaliação ela é feita para diagnosticar se os objetivos do treinamento foram atingidos. Neste caso o programa de treinamento é avaliado observando se a necessidade para qual foi desenhado foram atendidas. Para isso é necessário avaliar o custo, a qualidade, o serviço, a rapidez e o resultado dele. O importante mesmo é especificar claramente os objetivos propostos para o treinamento, e em função deles avaliar seus resultados.
...