Exercícios Abdominais
Artigo: Exercícios Abdominais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Felipegatinho • 7/7/2014 • 596 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo principal estudar e analisar as principais formas de exercitação da musculatura abdominal. Tem a finalidade de realizar um estudo anatômico dos músculos flexores do tronco e dos flexores do quadril (origem, inserção e função) e analisar cinco tipos de exercícios abdominais: flexão do tronco sobre os membros inferiores, flexão dos membros inferiores sobre o tronco, flexão simultânea de quadril e tronco, flexão lateral do tronco e o exercício prancha (trabalho estático).
Nosso grupo decidiu ficar com esse assunto, pois o abdominal está dentro do treinamento do core (muito utilizado na atualidade), que serve para manter: um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade, estabilizar a coluna durante os movimentos, prevenir lesões e gerar força nos movimentos do tronco.
Para a maioria dos desportos (ginástica, natação, corrida, entre outros) ter o core forte é um fator de um rendimento melhor do atleta.
1 MÚSCULOS PRESENTES NO ABDOME
Na prática de exercícios abdominais, há alguns músculos do corpo que vão atuar no momento da realização (flexão do tronco). Na coluna se tem os músculos: Reto do Abdome, Oblíquo Externo, Oblíquo Interno e o Transverso do Abdome.
Sendo os principais o Reto do Abdome, Oblíquo Externo e o Oblíquo Interno. Mesmo fazendo exercícios abdominais aparecem músculos da pelve atuando, quando há movimentos de flexão do quadril e pelo motivo do conjunto Íliopsoas ter uma ação como hiperextensor do tronco.
Estudos eletromiográficos, realizados por Crowe e colaboradores (1961, apud Mello; 1986, p.43), afirmam que a atividade dos flexores do quadril (Íliopsoas) não começa até que os ombros (escápulas) estejam separados do solo.
Os músculos do abdome são responsáveis por grande parte dos movimentos e manutenção da postura do ser humano, pois alguns resultados de estudos mostraram que esses músculos perderam grande parte de sua potência devido à posição ereta, segundo Domingues (2000), sendo assim tornou-se necessário o fortalecimento dessa musculatura.
O seu objetivo principal é o fortalecimento da musculatura e não emagrecimento. Essa musculatura reveste as paredes laterais anterior e posterior do abdome, agindo como uma espécie de cinta que contém as vísceras, auxilia na manutenção do equilíbrio e atua diretamente na estática e dinâmica da pelve e auxilia o diafragma durante a respiração.
Segundo Astrand (1980, p.262 apud Mello; 1986, p.15) ele enfatiza a importância da musculatura do tronco na proteção da coluna vertebral: “Músculos abdominais flácidos podem expor a coluna a uma tensão nociva; por outro lado, músculos abdominais bem desenvolvidos representam um dispositivo protetor extremamente valioso”.
Astrand (1980, apud Mello; 1986, p.15) também salientou o papel dos músculos abdominais na proteção da coluna vertebral, especialmente quando o indivíduo levanta pesos.
4 CONCLUSÃO
Em vista das análises apresentadas, nosso grupo conseguiu montar três sugestões de trabalho para uma pessoa que quer praticar exercícios abdominais.
Caso a pessoa queira
...