Experiencias Misticas
Pesquisas Acadêmicas: Experiencias Misticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosbio • 12/11/2014 • 582 Palavras (3 Páginas) • 1.046 Visualizações
Aula Prática nº6
Assunto: Rendimento de uma reação de precipitação
Introdução:
Uma reação química convenientemente ajustada fornece informações a respeito das quantidades dos reagentes consumidos e produtos formados. A relação estequiométrica entre produtos e reagentes permite calcular a massa de produto a ser obtida a partir de massas conhecidas dos reagentes. Essa massa, contudo, é um valor teórico, já que a manipulação dos reagentes sempre induz a perdas, por mais cuidados que possamos ter. A relação entre a quantidade de substância obtida experimentalmente e a quantidade calculada, multiplica por cem, nos fornece o rendimento percentual da reação.
O cromato de bário, um sólido amarelo, insolúvel em água, é precipitado pela reação entre cloreto de bário e cromato de potássio, em meio aquoso.
Materiais utilizados:
02- vidros de relógio
02-provetas
02-béqueres
03-bastões de vidro
Papel de filtro
Funil
Suporte com anel de ferro
Bico de gás
Estufa
Dessecador
Substâncias utilizadas:
-cromato de potássio
-cloreto de bário
Procedimentos:
• Foi pesado e transferido 0,80g de cromato de potássio para um béquer e utilizando uma proveta foi adicionado 100 ml de água destilada. Foi agitado com o auxílio do bastão de vidro até completar a dissolução.
• Foi pesado e transferido 0,60g de cloreto de bário para um béquer e utilizando uma proveta foi adicionado 50 ml de água destilada. Foi agitado com o bastão de vidro até completar dissolução.
• Pesamos o papel de filtro, adaptamos em um anel de ferro num suporte e nele foi colocado o funil de decantação.
• Depois foi misturado o cloreto de bário com o cromato de potássio, com um bastão.
• Foi feita a filtração com muito cuidado para não haver perda do precipitado. O béquer foi lavado várias vezes com água destilada para remover qualquer resto de precipitado.
• Após completar a decantação foi retirado o papel de filtro e colocado sobre um vidro relógio. E foi desprezado o filtrado.
• O precipitado foi levado para ser secado em uma estufa à 150ºC, por quinze minutos. Logo após esse tempo foi retirado o precipitado seco e quente, deixamos resfriar num dessecador.
• Depois de frio foi pesado o papel de filtro com o precipitado. Anotamos o resultado obtido que foi de 3,85g.
Aula Prática nº6
Assunto: Rendimento de uma reação de precipitação
Questionário
1- Escreva a equação química correspondente à reação observada. Indique o precipitado formado. Qual é o seu nome?
n=m=0,802=0,00413 n=4,13m.mol-1
M 194,19g.mol-1
n=m=0,606=0,00291 n=2,91m.mol-1
M 208,23g.mol-1
Rendimento percentual= rendimento real x 100%= rendimento teórico
...