Experimento II
Pesquisas Acadêmicas: Experimento II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gabrielefranco • 20/3/2014 • 395 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
Experimentos
Distribuição das cargas elétricas nos corpos
Material Necessário
- gerador eletrostático com controlado de velocidade e esfera;
- tiras de papel laminado;
- fita adesiva;
- eletroscópio de folha;
Procedimentos
1) Cortar tiras de papel aluminio (5mmx60mm) e fixar com fita adesiva somente a ponta das tiras na superfície externa da esfera
2) Ligar o gerador eletrostático e regular para uma velocidade média à alta de rotação do motor (não utilizar em baixas rotações).
3) Qual é a direção do campo elétrico criado em torno da esfera?
Podemos concluir que a direção do campo elétrico criado em torno da esfera é “radical”, ou seja, as linhas de forla do campo elétrico seguem no sentido do raio da esfera.
4) Conectar na esfera o eletroscópio de folha, ligar o gerador e observar o comportamento das lâminas de aluminio.
Percebemos que a onde colocamos a tira de alumínio, a tira tende-se a se movimentar na direção perpendicular a superfíce da esfera.
5) Pegar com a mão “fiapos” de algodão e aproximá-los da esfera do gerador, mantendo a mão numa posição próxima. O que ocorre? Por quê?
A esfera do gerador, ao ser ligada se carrega eletricamente, como o algodão tem uma estrutura de fácil fragmentação e encontra-se eletricamente neutro, ao ser exposto ao campo gerador pela máquina, é fragmentado por causa da atuação das forças do campo que envolve a transferência de elétrons, adquirindo assim carga elétrica. Ao ser encostado na esfera, o algodão permanece ali o tempo necessário que for para ser carregado com uma carga de sinal igual ao da esfera, quando isso ocorre, o mesmo é repelido da superfície.
O poder das Pontas
Material Necessário
- gerador eletrostático com controlador de velocidade e esfera;
- torniquete eletrostático;
- lâmpada fluorescente pequena;
- base isolante de madeira (para uma pessoa subir);
Procedimentos
1. Colocar o torniquete ligado à esfera do gerador.
2. Ligar o gerador eletrostático e regular para velocidade de rotação média à alta (não utilizar em baixas rotações).
3. Comentar o que ocorreu e justificar o fato
Quando acionamos o gerador, o torniquete começa a girar e ganhar aceleração. As cargas ficam uniformemente distribuídas na superfície esférica perfeita, no entento em surprefícies irregulares a densidade das cargas é maior em superfícies finas pontiagudas, daqui surge o termo poder das pontas,
...