Experiência De Simulação De Circuitos Pneumáticos
Exames: Experiência De Simulação De Circuitos Pneumáticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Parizatti31 • 12/5/2014 • 910 Palavras (4 Páginas) • 575 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Essa 3º experiência é a simulação de um circuito pneumático dentro de um processo metalúrgico, com um atuador pneumático tipo colher que sobe e desce dentro de uma panela. Descreve todo o processo de montagem,função dos componentes,operações,e as informações da simulação no FLUIDSIM-P.
2 DESENVOLVIMENTO
Para montar o circuito em questão o professor deixou visível o próprio, já montado a vista de todos para que fizéssemos o modelo,cada um na sua maquina,adicionando e configurando os componentes de acordo com o modelo. O circuito a princípio era composto de:
• 1 fonte de alimentação
• 1 Unidade de conservação de ar
• 2 Válvulas de 3/2 vias sendo uma com acionamento por botão e retorno por mola e a outra com acionamento por rolete e retorno por mola.
• 1 Válvula de 5/2 vias com acionamento pneumático
• 1 atuador de dupla ação.
• 1 Régua de posicionamento.
Afigura acima ilustra todos os componentes conectados.
Posteriormente foram adicionados outros componentes. Nesse relatório será descrita a introdução destes, as modificações necessárias e o resultado dessa adição.
O funcionamento do sistema parte do principio básico de que ligando uma alimentação de ar comprimido com uma válvula direcional e um atuador de forma correta, o próprio atuador, será acionado.
Todo o processo de montagem é composto de 5 etapas. A primeira já foi ilustrada na figura acima,as demais são adições de componentes,sendo a ultima a mais completa e a que se aproxima mais do verdadeiro sistema que ele simula.
2.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo geral é dar ao leitor informações necessárias da experiência de simulação do circuito pneumático montado no simulador FLUIDSIM-P. O seu funcionamento, o procedimento para montar todo o circuito, informações dos componentes utilizados, técnicas utilizadas etc. Serve como um Tutorial, para que o leitor através das informações obtidas e seguindo todos os passos tenha condições de repetir o feito, ou seja, montar também o circuito demonstrado.
2.1.1 Objetivos específicos
Não há objetivos específicos. O objetivo do trabalho já foi apresentado no item anterior.
2.2 METODOLOGIA
Foi utilizado o software de simulação FLUIDSIM-P, juntamente com conhecimentos de pneumática básica. O método para montagem do circuito foi o de copiar o modelo apresentado,inserindo os componentes e fazendo as configurações necessárias para o funcionamento adequado e completo do sistema.
2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
O primeiro passo era montar o circuito abaixo. Posteriormente o Professor deu algumas atividades para que o experimento desse continuidade.
Primeiramente vamos dar o passo a passo para montar esse circuito básico.
(1) Executar o programa
(2) Criar novo trabalho através do atalho Ctrl+n, ou na barra de ferramentas no ícone Novo ou ainda no Menu Arquivo (Novo).
(3) Com uma área de trabalho aberta, o operador tem duas possibilidades para trabalhar.
Ou Insere os componentes necessários através do Menu Inserir. Ou abre uma pagina de componentes disponível no Menu Biblioteca (FluidSim Versão 2).
No entanto ao clicar em FLUIDSIM Versão 2 a pagina abre e toma todo o espaço da área, sobrepondo a área em branco para simulação. Para deixá-las lado a lado,deve-se minimizar as duas paginas e dimensioná-las de modo que fiquem agradáveis ao operador para o trabalho de simulação.Obs.:Algumas versões do programa vem com os componentes da biblioteca já montados,pré definidos,sendo necessário de acordo com a necessidade inserir através do Menu Inserir.
(4) Inserir componentes.
...