Exportação Logística
Por: marcio01031985 • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 5.889 Palavras (24 Páginas) • 278 Visualizações
[pic 1][pic 2]
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Marcio Bernardes Ferreira RA: 9089462696
Sheila Nascimento Estevao Araujo RA:0007503774
Logística: 2°A e 3ºA
Logística e Comercio Internacional
Profº: Perla
Osasco - Março - 2016
Introdução
A exportação é uma atividade muito importante, pois gera receita e agrega valor ao país exportador, uma vez que evidencia as suas riquezas e competências ao exercer tal atividade. Também colabora com a globalização, pois possibilita ao importador o acesso a recursos e tecnologias que de outra maneira não seria possível obtê-las. Portanto é uma área de atuação rentável e de muitas oportunidades.
- DIAGNÓSTICO GERAL DA EMPRESA
MR Algodão Indústria e comercio LTDA. Fundada em 1989, conta hoje com 65 funcionários um galpão com 3.000 m quadrados. Alguns Equipamentos e maquinários utilizados (peneiras, prensas quebradores e trituradores), Produzimos 90 toneladas/mês de Óleo em nossa produção normal porem temos capacidade para produzir até 130 toneladas/mês. Nosso produto é fornecido no estado liquido em tambores de 200 litros e sua cor esta próxima à cor amarela.
Principais Clientes nacionais, L’oréal, Natura e Unilever juntas compram 75% de toda produção mensal, nosso principal concorrente no mercado nacional é a empresa Campestre.
[pic 3]
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- A exportação será apenas para a filial de um de nossos principais clientes na Rússia.
- País: Rússia
- Localidade: Kaluga City, em Kaluga Oblast (Distrito) – Fábrica da L’oréal.
Dados geográficos: A Rússia fica localizada ao norte da Eurásia, com 17 045 400 quilômetros quadrados de extensão territorial e 142,5 milhões de habitantes. Possui um exclave, o de Kalingrado, onde faz fronteira com Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Noruega e Finlândia e em seus arredores a Rússia faz fronteira com a China, Bielorrússia, Geórgia, Ucrânia, Azerbaijão, Cazaquitão, Mongólia e Coreia do Norte. Também tem fronteiras marítimas com o Japão, pelo Mar de Okhotsk, e com os Estados Unidos, pelo Estreito de Bering. A Rússia é dividida em 83 subdivisões, sendo que 46 são oblasts (uma subdivisão territorial assim chamada em países eslavos e ex-participantes da antiga União Soviética).
Uma destas oblasts é a de Kaluga, onde temos uma concentração de grandes empresas e indústrias como Volksvagen, Volvo Mitsubishi, Nestlé, L’oréal, entre outras. Em Kaluga, a saída dos produtos pode ser dividida em 46% de produto da indústria de construção de máquinas, 35% da indústria de alimentos, 13% da engenharia de energia e 1,5% da indústria de produtos de uso e consumo.
O território russo está agrupado em oito Distritos Federais, cada um deles administrado por um enviado, nomeado pelo Presidente da Rússia. Esses enviados atuam como elo entre os distritos e o governo federal e eles são os responsáveis por fiscalizar o cumprimento das leis.
- Capital: Moscou
- Idioma oficial: Russo
- Forma de governo: A Rússia é uma república, chefiada pelo presidente Vladmir Putin.
- Clima: A Rússia atravessa por quatro climas que variam muito por região, são eles: ártico, subártico, temperado e subtropical. A maior parte do país encontra-se em clima temperado e as regiões do extremo norte, como a Sibéria, possuem clima subártico.
- País com a nona maior população do planeta. São 142,5 milhões de habitantes (conforme senso de 2014), 73% são habitantes urbanos e 27% residem na área rural, sendo que 78% da população vivem na parte europeia do país.
- IDH (2014) – 0.788 (IDH Alto)
- 9ª economia do mundo em 2014
- PIB Per Capita (2013): USD 14.611,70
- Taxa Analfabetismo (2014): 0,3%
- Economia
A Rússia tem uma economia de mercado com enormes recursos naturais, devido a seu vasto território, com maior destaque no petróleo e no gás natural; Além dos recursos naturais, a Rússia recebeu uma herança da URSS correspondente a 62% do potencial produtivo na década de 1990, desde então a Rússia continua a tentar estabelecer uma economia de mercado moderna e de fato tem conseguido altas taxas de crescimento econômico ao longo da década de 2000.
Desde 2009 diante da crise mundial, a queda dos preços do petróleo e os conflitos com a Ucrânia a Rússia vem enfrentando dificuldades econômicas com a desvalorização do rublo que agravou a maior crise econômica da Rússia dos últimos 15 anos com Putin no poder.
Petróleo, gás natural, metais e madeira correspondem a 80% das exportações russas e o país importa principalmente carnes, frutas, automóveis, produtos farmacêuticos, plásticos e máquinas. Seus principais parceiros econômicos em exportação são a Holanda, Alemanha, Itália, Turquia e China e na importação a Alemanha, China, Ucrânia, Estados Unidos e Itália.
Atualmente devido a um embargo a importação de produtos agropecuários imposto a Rússia pelos EUA e alguns países da Europa, fez com que o país tenha proibido a importação de produtos alimentícios a países europeus e os EUA o que abre uma grande vantagem ao mercado brasileiro para tomar espaço e iniciar negociações de exportações para a Rússia.
Participação em tratados, blocos econômicos e organizações internacionais.
A Rússia participa de diversas organizações internacionais e é membro de acordos econômicos e políticos multilaterais, tais como:
- Nações Unidas (ONU);
- Comunidade dos Estados Independentes (CIS);
- Comunidade Econômica Eurasiática (EurAsEC);
- Cooperação Asiática Central (CAC);
- Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC);
- Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE);
- Grupo dos Oito (G8);
- Organização de Cooperação de Xangai (SCO);
- Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC);
- Organização Mundial do Comércio (OMC);
- União Aduaneira (União Aduaneira da Rússia, Belarus e Cazaquistão);
- BRICS;
- Cooperação Econômica do Mar Negro (BSEC);
- Conselho da Europa
O Brasil goza de benefícios do Sistema Geral de Preferências Tarifárias da União Aduaneira em produtos exportados para Belarus, Cazaquistão e Rússia. Os participantes do sistema obtêm desconto de 25% dos direitos aduaneiros em relação às taxas da Tarifa Aduaneira Unificada. No geral, os produtos brasileiros são favorecidos no mercado russo, exceto quanto a limites impostos sobre as importações de produtos animais
...