TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração de solvente

Projeto de pesquisa: Extração de solvente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 6

Ipatinga, 25 de Setembro de 2014

Alunos :AdriellySkarllet, Ana Paula, Diane Gabrielle

Unipac, relatório de aula prática de Química Orgânica

INTRODUÇÃO

A Extração com solvente, ou a extração líquido a líquido, é uma técnica em que uma solução (usualmente aquosa) é posta em contato com um segundo solvente, essencialmente imiscível com o primeiro solvente, a fim de provocar uma transferência de um, ou mais de um, soluto para o segundo solvente. As separações que se podem fazer são simples, limpas, rápidas e convenientes. Em muitos casos a separação pode ser efetuada pela agitação, durante alguns minutos, num funil de separação. A técnica é igualmente aplicável a matérias no nível de traço e também a grandes quantidades de material.

A extração com solventes é uma técnica relativamente moderna, usada para obter maior rendimento ou produtos que não podem ser obtidos por nenhum outro processo. Asplantas são imersas no solvente adequado acetona ou qualquer outro derivado do petróleo e a separação realiza-se quimicamente, pela destilação em temperaturas especiais que causam somente a condensação do óleo e não dos solventes. Neste caso, os óleos obtidos geralmente não são usados em aroma terapia, pois geralmente contêm vestígios do solvente. A extração com solventes consiste, portanto, basicamente na transferência de íons, específicos, de uma solução pouco concentrada para outra, mais concentrada, por meio de um fenômeno de um soluto de distribuir entre dois solventes imiscíveis, em contato.

A extração simples é aquela realizada em um funil de separação. O procedimento permite o isolamento de uma substância, dissolvida em um solvente apropriado, por meio da agitação da solução com um segundo solvente, imiscível com o primeiro. Após agitação o sistema é mantido em repouso até que ocorra a separação completa das fases.

No caso da extração múltipla, são realizadas várias extrações sucessivas com porções menores de solvente. A extração múltipla é mais eficiente que a simples.

OBJETIVO

Como a recristalização e a destilação, a extração é uma técnica de separação frequentemente utilizada no laboratório para isolar um ou mais componentes de uma mistura.

A extração com solvente consiste na remoção de um composto orgânico de uma solução por agitação com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel, e que seja imiscível com o líquido que contém a substância. Duas fases, então, são formadas, e a fase que tem o produto desejado pode ser separada. Muitas vezes, nem todo o produto é extraído em uma única operação e o processo deve ser repetido uma ou duas vezes mais para obter-se uma separação com maior rendimento.

MATERIAIS E METÓDOS

Realizou-se a extração com solventes de maneira simples e múltipla, em um balão volumétrico de 50 mL adicionou-se 1 mL de acidopropiônico e logo completou o mesmo com água destilada, em seguida homogeneizando a solução formada (solução A). Pipetou-se também 10 mL da solução A, logo após transferiu para um erlenmeyer de 125 mL, foi adicionado 3 gotas de fenolftaleína (um indicador de pH ). Adicionou em uma bureta a solução de NaOH padronizada (0,1 N) para titular a solução em estudo. Consumiu-se 17 mL de solução NaOH atingindo o ponto final da reação houve o surgimento de uma coloração rosa na solução aquosa.

Extração simples

Piipetou-se 10 mL da solução A e 30 mL de Éter dietílico,logo transferiu-se para um funil de separação, a mistura foi agitada 3 vezes consecutiva em ao mesmo tempo aliviando a pressão interna no funil. Ao deixar o funil de separação em repouso foi verificado a separação das fases, onde o éter diétilico por ser mais volátil ficou retido em cima, foi recolhido a solução A menos volátil em um erlemneyer de 125 mL e logo adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína, completou-se a bureta com a solução de NaOH 0,015mL L-1 titulou-se solução A menos volátil,foi consumido 3,2 mL de NaOH onde houve o surgimento da coloração rosa.

Extração múltipla

Foi pipetado 10 mL de solução A e 15 mL de éter dietílico,logo transferiu –se para o funil de separação. Separou-se a fase aquosa da fase orgânica do funil de separação extraindo assim o menos volátil e retornou novamente para o funil de separação, adicionou-se 15 mL de éter dietílico, recolhendo a fase aquosa em um erlenmeyer de 125 mL e logo foi adicionado 3 gotas de fenolftaleína, e logo fez a titulou-se com o NaOH ,esse procedimento foi realizado 2 vezes seguidas, o volume consumido na titulação NaOH foi necessário

14,2 mL.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

a) Calcule a massa(g) de ácidopropíonico presente na solução aquosa, que foi titulada no item 3.1.

• Resolução:

Para encontrar a massa foi necessário calcular a concentração NaOH e C3H6O2. Resolução:

[NaOH] X NaOH= [C3H6O2] x C3H6O2

0,15 mol X 17mL = [C3H6O2] X 10 mL

[C3H6O2] = 0,255 mol

Encontrando a quantidade de mol do C3H602, utilizaremos a regra de três simples para obtive a massa do ácido propíonico :

1 mol de C3H6O2 __________74,12 g/mol

0,255mol de C3H6O2___________x

X=0,189 g de ácido propíonico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com