FALTA DE ÉTICA GERA PREJUIZOS ÀS EMPRESAS
Ensaios: FALTA DE ÉTICA GERA PREJUIZOS ÀS EMPRESAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nema1910 • 4/4/2014 • 493 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
“A falta de ética gera prejuízos às empresas”
Não há dúvidas de que a falta de ética nas empresas afeta sua atuação no mercado globalizado.
Podemos tirar como exemplo o caso citado na aula tema 03 da Parmalat, empresa italiana que forjou documentação, a fim de esconder de seus investidores sua real situação financeira.
Mas não é preciso ir tão longe para perceber atitudes antiéticas dentro das empresas, um exemplo disso é fazer diferenciação de clientes, fornecedores e até mesmo de funcionários.
Felizmente essa situação vem mudando no Brasil, país que ainda tenta combater o mal da corrupção, o grande pecado da ética, ou melhor, da falta de ética.
A implantação de um programa de ética pode trazer diversos benefícios à empresa, dentre eles:
- Elevação do clima de confiança e respeito para com todas as pessoas que, de forma direta ou indireta, se relacionam com a instituição. - Redução de custos e aumento de produtividade como consequência do crescente nível de satisfação geral pelo clima ético de trabalho. - Fortalecimento da credibilidade da organização junto ao mercado e à sociedade. - Melhora das relações de trabalho, com o desenvolvimento das qualidades humanas e a integridade dos colaboradores. - Obtenção de respeito dos parceiros comerciais: Cumprimento de dever característico à responsabilidade social da organização, geração de lucro livre de casualidades.
Além disso, contribui para uma sociedade mais justa, afinal para ser ético é preciso exercitar a ética.
Bibliografia
ÉTICA EMPRESARIAL
UM COMPROMISSO SOCIAL QUE PODE MAXIMIZAR RESULTADOS - Fernanda Ribeiro Roda, Rafael de Souza Fonseca, Valdevino Krom.
...