FISIOLOGIA HUMANA
Monografias: FISIOLOGIA HUMANA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WAGNERCAMPOS • 21/9/2014 • 1.541 Palavras (7 Páginas) • 918 Visualizações
CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
WAGNER SEBASTIÃO CAMPOS EVANGELISTA
FISIOLOGIA HUMANA
BELO HORIZONTE/MG
2014
WAGNER SEBASTIÃO CAMPOS EVANGELISTA
FISIOLOGIA HUMANA
Trabalho de Portfólio desenvolvido durante a disciplina de Fisiologia Humana como parte da avaliação referente à disciplina.
Profesor(a): Euripedes Barsanulfo Gomide
BELO HORIZONTE/MG
2014
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1 Explique o que é fisiologia e homeostasia?
Fisiologia – é a ciência que estuda as funções de todos os sistemas e os fenômenos orgânicos normais dos seres vivos.
Homeostase – é o equilíbrio dinâmico do organismo que mantém a vida dos seres vivos através da realização das funções celulares, teciduais e dos sistemas, no momento, no local, na intensidade, na frequência e na duração adequados.
2 O que é ribossomo, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, lisossomo, peroxissomo e mitocôndria qual a função de cada uma dessas estruturas celulares?
Ribossomo - Os ribossomos são estruturas granulosas que contêm uma mistura de RNA (ácido ribonucleico) e proteínas. São responsáveis pela síntese de novas moléculas de proteínas na célula.
Reticulo Endoplasmático Rugoso e Liso - o retículo endoplasmático são estruturas laminares que se interconectam. A parte do retículo endoplasmático que contém ribossomos é denominada retículo endoplasmático rugoso, que é responsável pela síntese proteica. Já a parte do retículo endoplasmático livre de ribossomos recebe o nome de retículo endoplasmático liso ou agranular e é responsável pela síntese de substâncias lipídicas.
Complexo de Golgi - O complexo de Golgi é formado por várias camadas de vesículas finas e achatadas e está intimamente relacionado com o retículo endoplasmático, os quais funcionam em associação. As substâncias que estão contidas no retículo endoplasmático são transportadas para o complexo de Golgi, onde serão processadas para formar os lisossomos, vesículas secretórias e outros componentes citoplasmáticos.
Lisossomos - Depois de serem formadas no complexo de Golgi, essas organelas
(os lisossomos) são dispersas no citoplasma em forma de vesículas, contendo enzimas hidrolíticas, responsáveis pela lise (quebra) de estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos ingeridos pela célula e materiais indesejados (como as bactérias).
Peroxissomo - Os peroxissomos são vesículas que contêm oxidases, que são capazes de combinar íons de oxigênio (O2) com íons de hidrogênio (H) para formar o peróxido de hidrogênio (H2O2). Este é uma substância altamente oxidante e é capaz de oxidar substâncias que poderiam ser tóxicas para a célula.
Mitocôndria - É nessa organela (na mitocôndria) que ocorre a biossíntese aeróbia de ATP (trifosfato de adenosina), que é uma substância de alta energia. A mitocôndria é composta por duas membranas: uma interna e outra externa. Sua membrana interna forma cristas em que se encontram as enzimas oxidativas. A área interna da mitocôndria é preenchida por uma matriz que contém enzimas dissolvidas responsáveis por extrair a energia dos nutrientes, que é, então, utilizada na síntese do ATP. Essa molécula de ATP é transportada para fora da mitocôndria para ser utilizado como fonte de energia para as funções celulares.
3 O que é líquido intracelular e líquido extracelular? Quais são as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluido intracelular?
Como colocado no caderno didático, 60% do corpo humano adulto é constituído de líquido, onde a maior parte deste líquido encontra-se dentro das células, denominando-se assim, liquido intracelular ou fluido intracelular, enquanto que, o líquido que está fora das células compõem o fluido extracelular ou líquido extracelular, circulando livremente entre elas.
O fluido extracelular possibilita que os íons e nutrientes, necessários para que a célula se mantenha viva sejam transportadas para o meio celular, para o liquido intracelular (oxigênio, glicose, íons, aminoácidos, lipídeos entre outros).
4 O que é difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais são as substancias que são transportadas em cada tipo de transporte?
A difusão simples - representa o movimento contínuo das moléculas através dos poros da membrana celular, por meio de sua própria energia cinética. É um processo passivo, isto é, sem gasto de energia, e a força motriz é o próprio gradiente de concentração entre os dois lados da membrana. Não necessita de moléculas carreadoras. Exemplos: água, gases, íons e moléculas pequenas.
A difusão facilitada - Este tipo de transporte de membrana (difusão facilitada) ainda é passivo; no entanto, o transporte de uma substância através da membrana celular necessita de uma proteína transportadora ou carreadora. A molécula acopla-se a essa proteína transportadora, que pertence à membrana, e desloca-se de um lado a outro desta fazendo o movimento da molécula. A força motriz, assim como na difusão simples, é o gradiente de concentração do soluto. Exemplos de transportes: glicose e aminoácidos.
Osmose - Osmose é o transporte da água (solvente) através de uma
membrana semipermeável (permeável à água e impermeável ao soluto), devido à espessura pequena do poro da membrana. A água passa de um meio menos concentrado de partículas para o mais concentrado. Esse processo ainda é considerado passivo, em que a força motriz é o gradiente de concentração da água. As partículas existentes nos meios intra e extracelulares
...