FISIOLOGIA VICTORINA
Tese: FISIOLOGIA VICTORINA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 22/3/2014 • Tese • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 284 Visualizações
QUESTIONÁRIO DE FISIOLOGIA
1 – Explique o que é homeostasia e de um exemplo da mesma no organismo humano.
Homeostasia é o conjunto de fenômenos de auto regulação que levam a preservação da Constancia quando as propriedades e a composição do meio interno de um organismo.
É a manutenção do bom funcionamento do corpo. Manutenção das condições constantes no meio interno. A homeostasia é o estado de equilíbrio das diversas funções e composições químicas do corpo.
Exs: temperatura, pulso, pressão arterial, taxa de açúcar no sangue etc.
*Regulação térmica: Os músculos esqueléticos tremem para produzir calor quando o corpo sente frio. O suor resfria o corpo quando o mesmo esta quente.
*O pâncreas produz insulina e glucagon para regular a concentração de açúcar no sangue.
*Os pulmões absorvem o oxigênio e eliminam o gás carbônico.
*Os rins excretam a uréia e regulam as concentrações de água e íons no organismo.
2 – De exemplos de variáveis que são flexíveis no organismo e variáveis rígidas.
Variáveis Flexíveis: Glicemia, freqüência cardíaca, pressão arterial, metabolismo energético.
Variáveis Rígidas: Temperatura, pH, íons (potássio/ cálcio/ sódio) e fluidos, pO², pCO².
3 – Explique o que é difusão simples e transporte ativo.
Difusão Simples: È um tipo de transporte passivo (não há gasto de energia) de um soluto através de uma membrana a fim de as duas soluções obterem a mesma concentração. NA difusão simples o movimento é a favor de um gradiente de concentração.
Transporte Ativo: Nesse tipo de transporte de partículas há gasto de energia (sob a forma de ATP) e ocorre contra um gradiente de concentração, ou seja, as substancias são deslocadas de onde estão pouco concentrada para onde sua concentração já esta alta. Um exemplo é a bomba de sódio e potássio4 – Citem as partes mais importantes de um neurônio.
- Corpo celular
- Dendritos (prolongamentos numerosos e curtos do corpo celular são os receptores de mensagens)
- Axônio (prolongamento que transmite o impulso nervoso vindo do corpo celular).
5 – Descreva o sentido do potencial de ação.
Os estímulos são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade do axônio o estimulo é passado para a célula seguinte.
6 – Descrevam os tipos de Sinapses.
SINAPSES QUIMICAS: Nelas existe uma fenda sináptica (pequeno espaço que separa a célula que transmite a informação- célula pré sináptica – da célula que recebe a informação – célula pos sináptica. Nessa sinapse a transmissão do estimulo nafenda sináptica e feita pelos neurotransmissores.
SINAPSES ELETRICAS: Nessas sinapses não há neurotransmissores, pois existem pontos de contato entre as membranas das duas células que se comunicam, permitindo que o estimulo se propague de forma continua e por isso mais rápida
7 – O que é uma despolarização?
Despolarização celular: entrada de sódio... Na verdade a despolarização celular é um processo de inversão da polaridade.
Quando uma célula qualquer recebe um estímulo eficaz ocorre um aumento da permeabilidade do íons sódio (abrem-se os portões dos canais de sódio).
É a etapa do potencial de ação em que a membrana torna-se extremamente permeável aos íons sódio (Na+). Ocorre, portanto entrada de sódio e conseqüente aumento da carga positiva no interior da célula. A célula sai de -75mV e atinge +35 mV.
8 – O que é um repolarização?
Repolarização é o processo pelo qual se reestabelece a polaridade normal da membrana, antes da despolarização, ou seja, o interior da membrana volta a ficar com carga eletronegativa e o exterior com carga eletropositiva.
É a etapa do potencial de ação em que ocorre o fechamento dos canais de sódio (Na+) e abertura dos canais de potássio (K+). Nessa fase a célula parte de +35 Mv e atinge -75 mV.
9 – O que é uma hiperpolarização?
Saída excessiva de potássio hiperpolarização é uma qualquer mudança no potencial de membrana que torna a membrana celular mais polarizada. Ou seja, é o aumento no valor absoluto do potencial de membrana. Assim sendo, qualquer mudança que afaste o potencial de membrana do valor nulo é considerado uma hiperpolarização.
É um período de alguns milissegundos em que a célula não reage aos neurotransmissores, pois esta com excesso de negatividade em seu interior, o que impede a ocorrência de um novo potencial de ação.Nessa fase a célula parte de -75 mV e chega até -90 mV.
10 – Expliquem porque o potencial de repouso de uma célula é sempre negativo.
O potencial de repouso é determinado pela concentração de íons nos fluidos dos dois lados da membrana celular ou pela existência de proteínas transportadoras de íons existentes na própria membrana celular. Na maioria das células o potencial de repouso tem um valor negativo, pois existe um excesso de carga negativa no interior da membrana celular comparado com seu exterior.
11 – Qual a função da bomba de sódio potássio ATP ase?
Para manter o potencial elétrico da célula, esta precisa de uma baixa concentração de íon de Sódio e de uma elevada concentração de íons de Potássio, dentro da célula. Fora das células existe uma alta concentração de Sódio e uma baixa concentração de Potássio, pois existe uma difusão destes íons através de canais iônicos existentes na membrana celular. Para manter as concentrações ideais dos dois íons, a bomba de Sódio e Potássio ATP ase bombeia Sódio para fora da célula e Potássio para dentro da célula. Este transporte é realizado contra os gradientes de concentração destes dois íons, o que ocorre graças à energia liberada pela quebra do ATP (transporte ativo).
12 – Quais os íons responsáveis pela despolarização?
Sódio (Na+) e Potássio (K+).
13 – Qual a função da bainha de mielina?
E uma película de lipídeos que envolvem o corpo axomial dos neurônios. A bainha de mielina é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos. (Sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso) quanto mais bainha de mielina maior a transmissão dos impulsos.
14 – Quais as diferenças entre uma sinapse química e uma sinapse elétrica?
Na SINAPSE QUIMICA o potencial de ação é transmitido através de substâncias especiais chamadas de neurotransmissores. Os neurotransmissores saem da célula pré sináptica e caem em um espaço (fenda sináptica) e interagem com a próxima célula, a célula pós sináptica. Dessa forma o estimulo é repassado. Esse tipo de sinapse é encontrado em todo o sistema nervoso.
Já na SINAPSE ELETRICA, as células estão praticamente coladas e existe uma abertura, como um canal, que une as membranas das células que estão se comunicando. Esses canais são chamados junções comunicantes. Nessas sinapses, o potencial de ação corre diretamente de uma membrana para outra, sem precisar do auxilio de mediadores químicos. Essa sinapse é a utilizada pelo músculo cardíaco. Elas conferem uma incrível velocidade de condição do estimulo proporcionada pelas junções, para fazer com que todas as fibras musculares contraiam ao mesmo tempo e de modo ritmado.
15 – Qual íon apresenta uma grande importância para a liberação do neurotransmissor da vesícula?
Íon Cálcio (Ca+2).
16 – Ao abrirmos um canal de gaba na qual os íons cloretos entrarão, o que acontecerá com a célula?
O que ocorre é hiperpolarização da membrana da célula (neurônio), fazendo com que sua despolarização fique mais difícil de ocorrer, e assim, dificulta a propagação de impulsos nervosos. O gaba é o principal neurotransmissor inibitório encontrado no cérebro dos mamíferos.
17– Descreva o sistema opióide endógeno do sistema nervoso central.
O sistema opióde endógeno é composto por peptídeos opióides endógenos e receptores opióides:
SISTEMA OPIÓIDE ENDÓGENO: LIGANTES E RECEPTORES
FAMÍLIAS
PEPTÍDEOS TRANSMISSORES
RECEPTORES E AFINIDADE
ANALGESIA
ENCEFALINAS
Metencefalina
Leuencefalina
delta>mu
Espinhal;
Supraespinhal;
Periférica
ENDORFINAS
Betaendorfina
mu > delta >> kappa
Supraespinhal;
Periférica
DINORFINAS
Dinorfina A
Dinorfina B
Kappa >> mu
Espinhal;
Supraespinhal
ENDOMORFINAS
Endomorfina 1
Endomorfina 2
mu >> kappa
Espinhal;
Supraespinhal
ORFANINA FQ
Nociceptina
ORL 1
Espinhal;
Hiperalgesia;
Supraespinhal
Esse sistema tem várias funções, mas a mais conhecida é a modulação inibitória da sensação nociceptiva (dor).
O sistema opióde também foi identificado em outros tecidos como no sistema imune, nas células cromafins e no tecido reprodutivo, mas nesses tecidos suas funções ainda não estão bem definidas.
...