FONTES DE ENERGIA
Dissertações: FONTES DE ENERGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LelisJunior • 30/8/2013 • 448 Palavras (2 Páginas) • 592 Visualizações
1 - Uma subestação (SE) pode ser definida como um conjunto de equipamentos de manobra ou transformação de tensão.
2- Subestação Transformadora - é responsável por converter a tensão de suprimento em um nível maior ou menor de tensão. Sendo classificadas em: SE Transformadora Elevadoras ou Abaixadoras.
3 - As subestações transformadoras abaixadoras transformam a tensão de transmissão em tensão de distribuição. Geralmente abaixam a tensão de 138kv para 13,8kv, também podendo chegar 7,2 kv
4 – As SE'S são classificadas quanto ao tipo de instalação: Subestação Externa – são subestações em que os equipamentos são instalados ao ar livre e estão sujeitos as intempéries atmosféricas, como por exemplo: chuva, poluição e vento.
5 - Subestação Abrigada - são aquelas no qual os equipamentos são instalados ao abrigo do tempo, sendo este abrigo uma edificação ou uma câmara subterrânea.
6 – Transformadores de Força – com eles é possível a transmissão com tensões cada vez mais altas, possibilitando grandes economias nas linhas de transmissão cada vez mais longas.
7 – Transformadores de Instrumentos – reduzem a corrente a níveis compatíveis a relés e medidores, que controlam o processo, equilibrando com a tensão que foi reduzida.
8 – Disjuntores – São o s mais eficientes e complexos equipamentos de manobra em redes elétricas, destinados à operação em carga. Podem ser manual ou automático.
9 – Chaves seccionadoras – São usadas para isolar, equipamentos, zonas de barramentos, e trechos de linhas de transmissão. Somente podem ser operadas sem carga, mas podem operadas sob tensão. Movimento de abre e fecha.
10 – Equipamentos de Proteção – Para – Raios – protegem o sistema contra descargas atmosféricas. Relés – protegem o sistema contra faltas, isolando os trechos onde estão ocorrendo as faltas. Fusíveis – Protege o circuito contra curtos
11 – A subestação industrial, que recebe a energia do sistema, em média entre 22kv a 138kv, passa a ser o ponto que distribui a energia elétrica para toda a instalação industrial, a todos os seus equipamentos e processos.
12 – Distribuição Primária-,a subestação industrial abaixa a tensão para uma faixa entre 3,8kv a 22 kv média de 13,8kv e distribui a energia para outras subestações espalhadas pela industria.
13 – As subestações “secundárias” abaixam a tensão para faixa entre 110v a 440v. Tensões consideradas “padrão” para a alimentação da iluminação, motores e equipamentos que compõem variados processos industriais.
14 – Conclusão – Todos estes valores não são fornecidos por acaso. Eles respeitam, normas, portarias e Padrões nacionais de distribuição e fornecimento de Energia Elétrica. Toda industria, antes de solicitar o fornecimento de energia elétrica, necessita apresentar projeto que informe potencia instalada, demanda, etc.. O que a colocará em uma determinada categoria de Fornecimento de Energia.
...