FUNDIÇÃO E FORNECIMENTO ESPINAL
Projeto de pesquisa: FUNDIÇÃO E FORNECIMENTO ESPINAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wfonseca • 24/9/2014 • Projeto de pesquisa • 5.276 Palavras (22 Páginas) • 232 Visualizações
CROSLIN COMPOSTOS DE BORRACHA LTDA
RESUMO SOBRE TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE
MATRIZES DE BORRACHAS CROSMOLD , PARA
FUNDIÇÃO E CENTRIFUGAÇÃO DE METAIS DE
BAIXO PONTO DE FUSÃO.
T Ó P I C O S
1 - Introdução.
2 - O equipamento necessário.
3 - Fundamentos técnicos.
3.1 - Vulcanização.
3.2 - Fundição.
3.3 - Centrifugação.
4 - As matrizes de borrachas “ CROSMOLD “
4.1 - Tipos e utilizações.
5 - Procedimento.
5.1 - Algumas considerações sobre a confecção das matrizes “ CROSMOLD “.
5.2 - Iniciação.
6 - Problemas e Soluções.
6.1 - Relativos à Matrizes.
6.2 - Relativos à Fundição.
6.3 - Relativos à Centrifugação.
6.4 - As leis da Fundição.
1 - Introdução.
Este resumo tem como objetivo principal, compilar em algumas páginas, informações técnicas básicas, bem como sugestões para a solução de problemas relativos ao processo operacional na fabricação de peças de pequeno porte em ligas metálicas de baixo ponto de fusão, pelo sistema de centrifugação nas matrizes CROSMOLD.
2 - O Equipamento necessário.
O equipamento necessário para o processo de centrifugação constitui-se de :
a) Moldes metálicos redondos com diâmetros e alturas padronizadas.
b) Prensa vulcanizadora com pratos aquecidos por resistências elétricas, acoplada a um sistema de compressão hidráulico e equipada com termostato e termômetro.
c) Forno com pirômetro, aquecido a gás ou elétrico.
d) Centrífuga acionada por motor elétrico.
3 - Fundamentos técnicos.
3.1 - Vulcanização.
O principio da vulcanização baseia-se na transformação que ocorre nas composições de borrachas, quando submetidas a determinadas condições de compressão e temperatura elevadas, transformando o seu estado originalmente plástico e termoformavel em elástico e termofixo.
3.2 - Fundição.
Liquefação de ligas metálicas através de aquecimento induzido, tornando-as aptas a ocuparem os espaços definidos nas cavidades das matrizes.
3.3 - Centrifugação.
Utilização da força centrifuga capaz de afastar o metal fundido do centro da matriz para as extremidades, através de canais adequadamente definidos, fazendo com que as cavidades sejam homogeneamente preenchidas.
4 - As matrizes de borrachas CROSMOLD.
4.1 - Tipos e utilizações.
As borrachas CROSMOLD, utilizadas na confecção de matrizes para centrifugação de metais de baixo ponto de fusão, são basicamente de 2 tipos: As orgânicas e as de silicone.
As borrachas orgânicas são indicadas para ligas com ponto de fusão máximo de 320 graus centígrados. São compostos que apresentam contração volumétrica variável, dependendo da dureza utilizada, e cuja temperatura ideal de vulcanização é de 160 graus centígrados. Temperaturas superiores à indicada podem causar deformações em modelos originalmente feitos em ligas de chumbo/estanho.
As borrachas orgânicas são basicamente fabricadas na cor preta, e possuem boas propriedades mecânicas, auxiliando a confecção de matrizes com graus de complexidade maiores.
É importante considerar que as borrachas orgânicas, apesar de serem preparadas para um suporte térmico
...