Gestão de compras, fornecimento e armazenamento
Seminário: Gestão de compras, fornecimento e armazenamento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thearyscofild • 17/11/2013 • Seminário • 699 Palavras (3 Páginas) • 377 Visualizações
Administração de Compras, Suprimentos e Armazenamento
A organização da área de materiais em pequenas e médias empresas é bem simples, em razão da pequena complexidade envolvida nesses casos. Assim, normalmente, toda área de materiais está subordinada a um mesmo departamento, que é chamado, normalmente, de Departamento de Suprimentos ou Departamento de Administração de Materiais que é utilizado por vários sistemas como EDI,SAP entre outros sistemas de compras.
O sistema EDI é utilizado pelo Departamento de Logística para o recebimento e envio de informações sobre pedidos de fornecimento do cliente. Para utilização do sistema EDI é necessário que o Técnico de Logística receba um treinamento específico para este fim. Uma vez treinado, utilizando-se de ícones específicos na tela do computador garantindo que seja automática a migração do sistema EDI para o sistema SAP. O Técnico de Logística deve:
• Conectar-se com sistema SAP, fornecendo os dados do usuário;
• Acessar transação ZIDAUTO;
• Acessar Ícone DELINS
• Informar campos solicitados pelo sistema;
• Proceder conforme unidade de treinamento SAP (modulo SD).
• Verificar as informações recebidas (contra previsões anteriores) via EDI antes de rodar MRP, objetivando manter a coerência entre as previsões. Havendo diferenças, correções podem ser feitas, em comum acordo com o cliente.
A operação acima, uma vez realizada, terá atualizado o sistema MRP (SAP) e assim gerar as necessidades de compras, produção e entregas ao cliente.A necessidade de produção da semana é passada ao Supervisor de Produção através da planilha Plano Produção Semanal. O Gerente De Produção elabora um planejamento de injeção (FO 02 PS 05 04)e o Supervisor de Produção elabora um planejamento de pintura (FO 03 PS 05 04) levando em conta as necessidades, lotes econômicos de fabricação.
Diariamente é passado para o operador de produção destinado para zona de carga de linha de pintura um programa de fabricação do dia (FO 03 PS 05 04),com detalhe de modelo e cor das peças.
Diariamente o Operador Logístico irá extrair do SAP o relatório MM07-01 com a lista dos materiais esperados para recebimento. Deverá ocorrer o recebimento de um veículo por vez (até a conclusão do recebimento no SAP).
Quando chegar o veículo, o Operador Logístico irá verificar no relatório MM07-01 se há programação, caso não deverá verificar com o Programador de Materiais se pode receber ou se devolve o material ao fornecedor.
Se for autorizado o recebimento, o Programador de Materiais deverá colocar a programação no SAP. O Operador deverá verificar se a Nota Fiscal está com o endereço de entrega, CNPJ e I.E. Corretos. Caso não, o material deverá ser recusado.
Antes de descarregar o caminhão, o Operador Logístico irá inspecionar a embalagem do produto para verificar se houve alguma avaria durante o transporte. Se constatado a Avaria, o Operador Logístico deverá fotografar para evidenciar a ocorrência, informar o Setor da Qualidade e anotar no canhoto da Nota Fiscal (após receber o material na transação Migo, deverá abrir uma NCN
...