FUNÇÃO: TÉCNICO DE ENFERMÁGEM ORGANIZAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO
Por: Ricardo Agostini • 18/4/2016 • Artigo • 729 Palavras (3 Páginas) • 1.079 Visualizações
RELATÓRIO
POSTO DE TRABALHO
Data:
ÁREA: CENTRO CIRURGICO
FUNÇÃO: TÉCNICO DE ENFERMÁGEM
ORGANIZAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO
com área total construída de aproximadamente 5.000 m2.
Edifício possui subsolo, térreo e 04 andares. O solariun é destinado ao descanso dos pacientes locali-zado na cobertura do prédio. Garagem está situada no subsolo, com 200 m2 de área; forro em laje de concreto; pé-direito de 3 metros; piso de concreto usinado desempenado.
O sistema de ar condicionado dos centros cirúrgicos, possue fluxo chamado laminar, que permite a troca e filtragem do ar em tempo integral. O revestimento usado como piso na UTI e na Unidade de Internação, uma manta vinílica lavável e totalmente impermeável, é bactéreo-estática, e no piso do centro cirúrgico, granilite condutivo, com malha de aterramento de cobre, que não deixa acumular energia.
Centro Cirúrgico:
Salas cirúrgicas: Contem 04 salas com 48 m2 de área; forro de concreto; com acabamento em gesso; pé-direito de 03 metros; piso revestido com material vinílico. Ambiente climatizado.
Área de recuperação: permanência de pacientes em fase de pós-anestésico. Conta com 02 leitos.
ANÁLISE ERGONÔMICA
• Trabalho com 36 horas semanais, de segunda a sábado, com 1 hora de almoço, sendo que no
• Ciclo de trabalho: pode variar acordo com tipo de cirurgia e sua carga horária (média 3h cada cirurgia – sendo no mínimo 1 por dia. Lembrando que a atividade de empapelamento é dinâmica e com movimentos variados. O empapelamento de cada carro leva em média vinte minutos sendo realizado por quatro pessoas, é feito em média quinze carros por dia, alternando de acordo com a demanda de produção.
• Análise visual da atividade observa ritmo de trabalho razoável e ditado pelo colaborador, a intensidade do esforço caracteriza-se leve, não há carregamento de peso e os movimentos são variados.
METODOLOGIA UTILIZADA:
O método de Hudson Couto é composto por Checklist, esses questionários abordam as análises das condições dos trabalhadores e dos postos de trabalho, e tem como objetivo combater e corrigir as possíveis ocorrências de LER/DORT (Lesões por esforço repetitivo/ Distúrbios Osteo Musculares Re-lacionados ao Trabalho).
Checklist de Couto é uma avaliação simplificada do fator biomecânico, no risco para os dis-túrbios musculoesqueléticos de membros superiores relacionados ao trabalho.
São abordados com perguntas que tem a resposta negativa ou positiva, gerando uma variação de “0” e “1” respectivamente, podendo esses valores se inverterem de acordo com a abordagem do questionamento.
• Fotos:
PPRA – Programa de Riscos Ambientais
3 CENTRO CIRURGICO
Funções: Código CBO 2002 (Código Brasileiro de Ocupações)
Técnicos de enfermagem 3222-05
Atividades Desenvolvidas
Técnico de enfermagem (instrumentador): Responsabilizar pela montagem de materiais necessários para a realização da cirurgia, desenvolver as atividades devidamente paramentadas, fornecer os instrumentais ao cirurgião conforme ordem ou necessidade, realizar a conferência de gazes e compressas, fazer o curativo. Retirar os materiais da mesa de instrumentação, preparar e protoco-lar de anatomo patológico, revisar e repor diariamente o material da sala operatório.
Técnica de enfermagem – centro de materiais: Realizar a pré-limpeza dos instrumentais, secagem e conferência dos materiais, relacionar na requisição específica da Sterliab, auto-clave, óxido de eti-leno, encaminhar os materiais para serem separados conforme meio de esterilização, receber, con-ferir e guardar os materiais proveniente da Sterilab, deixar o setor organizado e limpo e obede-cendo o
...