Falta De ética Gera Grandes Prejuizos
Artigo: Falta De ética Gera Grandes Prejuizos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 02051991 • 28/4/2014 • 595 Palavras (3 Páginas) • 349 Visualizações
Falta de Ética gera grandes prejuízo
Como menciona o autor Miguel Lima dizendo que A falta de ética gera prejuízos às empresas. Atualmente as empresas para alcançar o sucesso e o bom desenvolvimento necessitam estar atreladas a uma serie de fatores que são de suma importância e que muitas vezes estão sendo esquecidos ou ignorados pelos profissionais. A ética, a disponibilização para aprimorar o que já existe inovar o que vira, clareza nas atitudes e ações são fundamentais. As grandes barreiras encontradas se formam pela resistência e pela falta de iniciativa para aceitação de mudanças, que podem funcionar como uma espécie de alavanca para impulsionar a empresa e sendo assim alcançando excelência no que faz. A ética e um dos pontos que merece mais atenção, pois e através dela que se pode identificar onde estamos pisando e com quem estamos lidando. A falta de ética em algumas situações pode desencadear uma serie de problemas que muitas vezes pode trazer custos financeiros devido a uma pratica ilegal realizada, um caso que podemos citar e o recebimento de propina para facilitação, privilégio, entre outros benefícios dentro de algum processo e também devemos apontar os custos emocionais que ocorrem quando o funcionário e obrigado a desempenhar papeis que não condizem com sua metodologia, mas são normas da empresa, isso desestrutura e desmotiva o funcionário. Conclui se que sem ética não há possibilidade de colher bons frutos, isso se aplica a tudo, vida pessoal, profissional, relacionamento, etc... todo ser possui uma ética, se ela correta ou não, pois não existe falta de ética, existe ética destorcida.
Em geral a falta de ética gera prejuízos sim, se for por parte da empresa pois tem falta de ética por parte de empresa e por parte dos funcionários também, a falta de ética gera prejuízos por que perde clientes, parcerias, portas se fecham, não se tem credibilidade, etc....
A ética tem se colocado como uma peça fundamental para que o ser humano possa conviver de forma sensata em sociedade, dentro das condições direcionadas para o dever de agir conforme o bem comum entre os demais integrantes dessa sociedade. É preciso que haja uma concordância com os valores morais que se concentram na virtuosidade de que se preocupa com o bem estar entre diferentes parcelas da sociedade.
Mesmo tendo conhecimento de que a ética se apropria de valores morais considerados bons, no sentido de um conhecimento cientifico, o comportamento moral do homem em sociedade, admite a dificuldade de se imaginar a ética no mundo dos negócios. Esse sentimento não deve fazer parte do mundo da administração em qualquer organização. Este estudo tem como objetivo discutir a questão da ética como instrumento de gestão de conduta nas organizações públicas, em especial nas Prefeituras Municipais. O grande desafio atualmente sobre a questão da ética é a maneira como ela deve ser gerenciada pelas organizações, principalmente as do setor público, para que as divergências de interesse sejam menores. Baseia-se a argumentação na idéia de que tão somente com o desenrolar de uma ligação mútua entre as entidades públicas é que se pode conseguir sucesso num programa de gestão de ética em uma organização. Sobre isso, estuda-se a gestão da ética nas instituições públicas como parte de uma estratégia de desenvolvimento da organização.
...