Familia E Sociedade
Dissertações: Familia E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LanaLene • 8/6/2014 • 2.719 Palavras (11 Páginas) • 198 Visualizações
SUMÁRIO
I – INTRODUÇÃO........................................................................................................03
II – CONCEITOS..........................................................................................................04
III – DESENVOLVIMENTO........................................................................................05
III. 1 – MUDANÇAS QUE A CONTEMPORANEIDADE TEM TRAZIDO SOBRE AS RELAÇÕES FAMÍLIARES...............................................................................................05
III. 2 – A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DE MATRICIALIDADE SOCIOFAMILIAR DA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – PNAS.....07
III. 3 – O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA................................09
IV – CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................11
V – REFERÊNCIAS......................................................................................................12
I - INTRODUÇÃO
O presente trabalho nos mostrará um pouco de tudo aquilo que virá a seguir durante o desenvolvimento de todo o processo de pesquisa, ou seja, nos falará sobre as famílias como um grupo de pessoas concentradas em miniaturas quanto uma sociedade de grande dimensão e tem como objetivo geral analisar quais as contribuições do Assistente Social frente a essa demanda.
Caracterizando as competências atribuídas ao Assistente Social no processo do desenvolvimento desses indivíduos enquanto família e sociedade, assim como identificar os instrumentos que serão utilizados pelo profissional na sua atuação conhecendo assim também as dificuldades enfrentadas pelo Assistente Social no decorrer de sua intervenção nos problemas identificados.
O ser humano, no início da sua vida e em certa fase da juventude, necessita de cuidados especiais. Precisa de quem o crie, o eduque, ampare, defenda, guarde e cuide dos seus interesses. Ou seja, assim como o indivíduo necessita de todos esses procedimentos vindos de sua família, a sociedade também necessita desses cuidados oferecidos pelo estado, mas que isso possa proceder com êxito o profissional do Serviço Social precisa entrar com sua intervenção para que esses direitos e deveres venham a ser garantidos. Pois, com base neste contexto conseguiremos compreender melhor o papel do Assistente Social no processo do estudo da família e a sociedade contemporânea.
Entretanto, a família de crianças e adolescentes abrigados, constitui em se fortalecer em meio a sociedade conforme suas necessidades quer dizer são pessoas que buscam a sobrevivência em tudo aquilo que lhe são de direito para que possam viver e conviver na sociedade de forma digna e isso implica em seus pensamentos que são capazes de alcançar seus objetivos de maneira correta. E para isso é necessário que seus desejos sejam realizados para que tenham suas próprias vontades de substituir o passado pelo futuro alcançando assim seus propósitos desejados.
Contudo, a matricialidade sociofamiliar tem seu lugar de destaque na Política Nacional de Assistência Social (PNAS). E dar ênfase de que a família centralizada e suas superações, no âmbito da política de Assistência Social, resfolgam na suposição de que a família para prevenir, proteger, promover e incluir seus membros é preciso garantir condições de sustentabilidade para tal.
II - CONCEITOS
Sobre pesquisas feitas para a realização do trabalho aprendemos que o conceito de sociedade será de suma importância para que o desenvolvimento do trabalho seja executado com êxito. Segundo, pesquisas feitas em dicionário e outros meios de pesquisas, a sociedade nada, mas é que um grupo de pessoas que vivem pelo qual as pessoas se obrigam a reunir esforços ou recursos para a consecução de um fim comum.
Portanto, a família tem sua importância de muito valor em meio a sociedade, pois é preciso esta em grupo para que se consiga buscar a resolução de seus problemas do qual muitas das vezes só se consegue por esse meio. Ou seja, um individuo nem sempre é capaz de resolver uma questão sozinho, pois isso é importante essa busca de ajuda dentre a sociedade.
A família como sociedade em miniatura, é possível sim ser vista como tal, pois a família é à base de tudo que o individuo precisa. É na família que o mesmo se identifica como ser humano, que aprende como ser dar sua cultura, entre outros.
A família é a instituição mais antiga da humanidade. Durante vários séculos a família patriarcal foi constituída como a organização familiar básica do povo brasileiro, no entanto, com o advier dos tempos à configuração de família vem sofrendo grandes modificações. A família representa um conjunto de pessoas que se encontram dependentes ao patriarca, ou seja, a noção de família na origem romana decorre de um lado, da idéia de subordinação e de outro lado da idéia de poder.
Em todos os conceitos apresentados é comum notar que a família apresenta-se como uma estrutura social, uma construção humana que se consolida, transformando-se conforme a influência das relações sociais, sendo, portanto, historicamente construída.
III - DESENVOLVIMENTO
III. 1 - MUDANÇAS QUE A CONTEMPORANEIDADE TEM TRAZIDO SOBRE AS RELAÇÕES FAMÍLIARES
Durante a realização da leitura do texto indicado percebemos que a família é o núcleo principal de um indivíduo onde o mesmo percebe que tudo envolve o convívio de um grupo de pessoas associadas ou não dentro desse mesmo conjunto. Ou seja, a família é a sociedade assim como a sociedade também é a família, e isso compete com a transformação que esse indivíduo traz para si durante sua vida tanto familiar quanto social.
Segundo o texto, ainda observamos que toda análise sobre a família exige empenho no plano, tanto na pesquisa quanto na intervenção, aplicada nesse eixo durante o conhecimento da realidade dessa família ou sociedade em questão. Haja vista que as transformações têm significados complexos que dificultam o convívio de cada individuo.
Contudo, a maior parte dessa família é comandada pela a genitora
...