Serviço Social Família E Sociedade
Artigo: Serviço Social Família E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: j26t10 • 12/6/2013 • 1.417 Palavras (6 Páginas) • 716 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP SERVIÇO SOCIAL –1° SEMESTREDISCIPLINA:FAMÍLIA E SOCIEDADE
Mostrar que a instituição denominada Família sofreu radicais transformações com o passar dos tempos.
O fator que tem provocado essas transformações nas pessoas e na sociedade.
Passo a passo,o antes e o depois,os impactos responsáveis por essas transformações.
Arranjos Familiares
A evolução da Família a partir da década de 90 nos mostra que na organização interna da Família,a separação e os divórcios adicionaram um grau de complexidade na medida em que cresceram os recasamentos,impulsionando assim a necessidade da legislação incorporar as mudanças em relação ás uniões consensuais.
A missão da Família antiga era conservar bens e valores,em um mundo em que o homem e a mulher não podiam sobreviver isolados.
O processo de industrialização associado á concentração de pólos urbanos levaram a uma mudança nas relações sociais onde a Família exerce seu papel de mediação entre indivíduos e comunidade.
Nos séculos XVIII e XIX era composta por pai,mãe,filhos,repartindo uma unidade habitacional.
A partir da sociedade industrial,a Família sofreu consideráveis mudanças pelas relações de trabalho e inserção da tecnologia na vida das pessoas,despertando em cada indivíduo a auto identidade.E esse fato foi responsável pela desagregação familiar e o fim da autoridade parental,ocasionando desestruturação.
Essa nova forma de Família pós tradicional,foca muito mais a afetividade entre as pessoas do que a manutenção de papéis rígidos e inflexíveis
Devido ás transformações ocorridas na biologia,farmacologia e medicina foi possível controlar a reprodução humana contribuindo para o enfraquecimento do patriarcalismo e desenvolvendo a identidade feminina.
Mas apesar do progresso conquistado houve ainda resistência por uma grande parcela da sociedade,fazendo valer o princípio de que vão as instituições, ficam os valores.
Destacamos também a “privatização” da Família, já que á primeira vista, a evolução familiar passa pela perda de suas funções públicas,passando a ter funções “privadas”; embora não se possa obscurecer que foi dentro da Família onde os indivíduos conquistaram o direito de ter uma vida privada autônoma. E filhos
Segundo alguns estudiosos, os tipos de Família sobre os novos arranjos são: família nuclear(conjugal), família extensa(consangüínea),família unilateral e família monoparental.
No Brasil, há um crescimento das famílias monoparentais e em sua maioria composta por mães e filhos.
Surgiram papéis e funções diferentes e complementares, fazendo- se necessário analisar mudanças culturais em relação á Famílias,mudanças de valores com base na igualdade, e mudança nas formas e tipos de família.
Observamos que a família era constituída por pai,mãe e filhos.Hoje com o aumento de separações e divórcios o organograma das famílias modernas é outro,completamente diferente.Essas relações podem parecer normais,porém não necessariamente tranqüilas.
Podendo ser relacionamentos tensos, geralmente com muita rivalidade entre os membros dessa nova família.Por mais que eles se esforcem para acolher,educar e dar carinho aos filhos da companheira(o). Sendo uma experiência nova não só para eles, mas para a sociedade em geral.
Novos tempos, novas famílias? Da modernidade á pós modernidade
Organização familiar:
A instituição familiar tem passado por várias modificações decorrentes de mudanças havidas no seu contexto sócio-cultural e por ser uma instituição flexível,ela tem se adaptado ás mais diversas formas de influências, tanto sociais e culturais, como psicológicas e biológicas, em diferentes épocas e lugares.ao considerarmos a evolução da família no tempo, devemos considerar aspectos tais como: demografia, vida privada, papéis familiares, relações estado- família, lugar, parentesco, transmissão de bens, ciclo vital da família e rituais de passagem.
Seja de que forma for, ampliada ou nuclear, elementar ou complexa, a família foi e seguirá sendo família, sempre que forem preservadas suas funções: vínculo matrimonial com o objetivo de satisfação sexual e a educação dos filhos . Assim continua sendo o lugar de proteção, de socialização e de estabelecimentos de vínculos.
Na família hierárquica, como apontamos anteriormente, o homem tinha o poder de mando, em todos os membros de sua família, e à mulher cabia o espaço doméstico.A sexualidade do casal era vivenciada de forma diferente, onde o homem tinha liberdade sexual e a mulher manter-se fiel.
A família pós moderna,sem dúvida, modificou-se, assumindo novos padrões familiares. O que caracteriza a família e o casamento em uma situação pós moderna é justamente a inexistência de um modelo dominante, seja no que diz respeito ás suas práticas.
Família monoparental: formada por pais ou mães viúvas, decorrentes de divórcios ou separações.
Família reconstituída: em crescimento devido ao número de recasamentos e mudanças em sua natureza tem sido atribuídas a fatores econômicos e sociais.
Uniões consensuais: casais que preferiram não formalizar suas uniões, encontramos também casais que estão unidos, mas cada um vivendo em sua própria casa.
Família unipessoal: pessoas que optam por ter um espaço físico individual, localizando-se geralmente nas grandes cidades.
Associação: compostas por amigos sem grau parentesco, sem manter relacionamento sexual.
Casais homossexuais: gays e lésbicas passam por processo semelhante ao da formação do casal heterossexual, porém com questões mais difíceis.
Família: demandas para o serviço social e trabalho com famílias:um desafio para o assistente social
O trabalho com
...