Família E Sociedade E Serviço Social Contemporâneo
Trabalho Universitário: Família E Sociedade E Serviço Social Contemporâneo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Claricea77 • 21/5/2014 • 999 Palavras (4 Páginas) • 726 Visualizações
O texto famílias: Configurações e realidade social, descreve a família num contexto familiar de convivência entre seus membros pertencentes e também quanto às suas transformações ao longo dos anos até os dias atuais.
A família é o ambiente onde cada indivíduo tem seu papel e onde os mesmos se preparam para o convívio em sociedade, pois a família se faz necessária para a interação social.
Em conseqüência da urbanização, das guerras mundiais, do surgimento da sociedade da informação e também com a inserção da mulher no mercado de trabalho a família tem passado e está passando por um período importante e de grandes transformações em todos os campos. Todos esses fatores fazem com que haja mudanças no convívio familiar e na sociedade, o que interfere também no número de filhos que as famílias passam a ter, pois é cada vez menor, transformando então a estrutura das famílias. Existe também a questão de famílias monoparentais, e de famílias cujo seus filhos passam a conviver mais com os avós do que com seus próprios pais.
Os indicadores de alteração pelos quais passam a vida familiar são vários , diante disso a mulher e o homem passam a assumir novos papéis, é visível o aumento de mulheres que hoje são chefes de família, outras que ajudam no sustento da casa, dividindo as questões das obrigações financeiras, e em alguns casos a mulher tem a remuneração maior que o homem.
O texto também cita o aumento da expectativa de vida dos indivíduos principalmente nos centros urbanos o que interfere diretamente na vida familiar, gerando assim uma vivência maior entre gerações o que não quer dizer que não haja conflitos.
Outro ponto importante citado é quanto as famílias pobres que tendem a ter maiores dificuldades em suas trajetórias educacionais, com relação a empregabilidade, e também estão sujeitas a trabalhos e moradias precárias, o que resulta na saída precoce de seus integrantes, como jovens e crianças, interrompendo assim os seus laços de convivência familiar e causando alterações na convivência entre os membros e na estrutura da família.
Por um lado a família é um porto seguro para seus integrantes e por outro, algumas famílias têm seus laços interrompidos e sua linha de segmento quebrada, alguns de seus membros principalmente os mais jovens são impedidos de viverem o lado afetivo e de proteção que uma família pode oferecer.
O Serviço Social surgiu devido as mudanças ocorridas e principalmente pelas necessidades causadas por elas.
O texto Matricidade Sócio Familiar: Relata que a família tem uma grande importância para o Estado, o mesmo a vê como um sujeito de direito e que precisa ter seus membros protegidos. O Estado tem responsabilidades sobre as causas das diferenças sociais e outras ocorridas na sociedade, e então se faz necessário uma ação precisa da Política de Assistência Social. Tais direitos são estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso.
À medida que acontecem as mudanças na sociedade sejam elas econômicas ou sociais, a família vai ganhando novos formatos, independente se a sua formação é de membros unidos por laços sanguíneos, afetivos ou por solidariedade, as mudanças vêm acontecendo, e com o passar dos anos a referencia do conceito família é bastante modificada e novos modelos comunitários de vida vão surgindo.
O Estado deve ter cuidados com a família principalmente quanto a Política Nacional de Assistência Social, deve fazer pesquisas sobre as condições de vida da população e das famílias para que se chegue aos resultados sobre as mudanças ocorridas, dentre elas a diminuição de seus membros. As famílias estão se tornado cada vez menor, pois estão tendo cada vez menos filhos, o que também é conseqüência das diferenças sócio-culturais. Quanto maior o grau de vulnerabilidade maior a necessidade das famílias
...