Farmacia
Trabalho Escolar: Farmacia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 5/10/2014 • 857 Palavras (4 Páginas) • 2.372 Visualizações
FACULDADE DE AMERICANA
Isomeria Cis Trans
Química Orgânica - Farmácia 4° semestre
Professora: Patrícia Aparecida Alves
NOMES: ALEXANDRE NOBRE, CAROLINA DALLA, CAROLINA MAGRI, E ERICA ANTUNES
Introdução
Isomeria é o fenômeno de dois ou mais compostos apresentarem a mesma fórmula molecular e fórmulas estruturais diferentes. Existem vários tipos de isomeria, como a plana, de posição, função, metameria, tautomeria, geométrica, espacial entre outras. A isomeria Cis-trans ou Isomeria Geométrica só ocorreem compostos alifáticos (de cadeia aberta) insaturados e em compostos cíclicos que possuem ligantes diferentes. É um tipo de estereoisomeria dos alcenos e cicloalcanos. O isômero cis é aquele no qual os átomos estão do mesmo lado da dupla ligação ou no mesmo lado do cicloalcano, e o isômero trans estão no lado oposto (em posições transversais) da dupla ligação ou em lados opostos do cicloalcano.
Exemplo:
Objetivo
O objetivo da aula foi fazer a obtenção do ácido fumárico a partir da reação do ácido clorídrico com o ácido maléfico e conferir as propriedades dos isômeros cistrans através do ponto de fusão,solubilização, pH e reatividade.
Procedimento
1. O primeiro procedimento foi a conversão do ácido maleico em ácido fumárico:
Em béquer de 100 mL, pesamos 1.0g do ácido maleico. E na capela, adicionamos 4mL de HCl concentrando e cobrimos o béquer com vidro de relógio; Também na capela, colocamos o béquer a aquecimento em banho - maria por 15 min. Deixamos esfriar dentro da capela por cerca de 5 min e, após atingir a temperatura ambiente, adicionamos 50 mL de água destilada; filtramos a mistura reacional em um sistema de filtraçãoconstituído por kitassato, funil de Buchner, papel de filtro e bomba de vácuo. E para secar colocamos na estufa.
Então mensuramos a massa de ácido fumárico resultante da reação. Utilizamos o composto formado para as próximas etapas do experimento.
2. Testes de solubilidade:
Em dois tubos de ensaio, adicionamos uma ponta de espátula ( 0,101g) de ácido maleico (tubo1) e de ácido fumárico (tubo 2). Adicionamos 10 mL de água destilada em cada um dos tubos, homogeneizamos e também verificamos a solubilidade dos compostos;
3. Determinação do ponto de fusão:
Colocamos uma pequena porção do ácido maleico em um capilar, e fazemos o mesmo com o ácido fumárico, em outro capilar, e as substâncias foram submetidas ao aparelho medidor do ponto de fusão.
4. pH e reatividade:
Em dois béqueres de 100 mL, pesamos 0,1g de cada uma das substâncias então dissolvemos com aproximadamente 50 mL de água destilada. O pH das duas soluções, foi medido utilizando-se papel indicador universal. Depois acrescentamos uma fita de magnésio metálico em cada béquer medimos o pH novamente e anotamos todos os resultados.
Resultados e discussão
1. Conversão do ácido maleico em ácido fumárico:
1g de ácido maleico resultaram em 1,470g de ácido fumárico.
O ácido fumárico é um ácido dicarboxílico, insaturado, de cadeia normal.
Fórmula molecular: C4H4O4
O ácido fumário é isômero do ácido maleico, que é obtido pela decomposição do ácido maleico, a 180°C.
O ácido maleico é um ácido orgânico insaturado, de cadeia normal, pertencente ao grupo dos ácidos dicarboxílicos.
- A transformação de um isómero no outro (isomerização), cistrans ou trans cis, tem normalmente de passar sobre uma barreira energética que resulta da necessidade de ruptura da ligação dupla C=C, em torno da qual não há possibilidade de rotação livre. Para que possa haver rotação em torno do eixo C–C tem de haver ruptura da ligação dupla C=C:
2. Testes de solubilidade:
Tubo 1 ácido maleico + água destilada: solubilizou quase totalmente, mas ainda ficou com um pouco de corpo de fundo.
Tubo 2 ácido fumárico + água destilada: não solubilizou.
A polaridade da molécula também é importante para a sua solubilização em água:
Devido à sua geometria, o ácido maleico apresenta um momento de dipolo diferente de zero, o que faz com que ele possua alta solubilidade em água. Já o ácido fumárico é muito pouco solúvel, porque o momento de dipolo é zero nesta molécula, já que o vetor de momento de dipolo de uma carboxila é cancelado pelo da outra carboxila.
3. Determinação do ponto de fusão:
Ácido maleico: 155ºC
Ácido fumárico: 300ºC
Os resultados obtidos em laboratório chegaram bem próximos ao teóricos.
Os isômeros geométricos possuem propriedades físicas diferentes.
As temperaturas diferentes do ponto de ebulição é uma consequência da diferença de polaridade dos isômeros. O isômero cis(ácido maleico)é polar porque possui um vetor resultante de momento de dipolo(µ) diferente de zero e o isômero trans(ácido fumárico)é apolar porque possui resultante é igual a zero.
As temperaturas diferentes de fusão são explicadas pelo melhor empacotamento das moléculas trans no estado sólido. A maior proximidade das moléculas trans nesse estado resulta em uma maior força de atração intermolecular entre elas, aumentando o ponto de fusão.
As propriedades químicas dos isômeros geométricos são diferentes principalmente em sistemas biológicos.
4. pH e reatividade:
Ácido maleico: 2Ácido maleico + fita de magnésio: 2
Ácido fumárico: 3Ácido fumárico + fita de magnésio: 3
Conclusão
Este experimento mostra-se muito eficiente pelo fato das reações serem rápidas e fornecerem resultados facilmente interpretáveis. Concluímos que a atividade revelou-se satisfatória para promover uma evolução representacional que nos permitiu progredir na aplicação do conceito de isomeria a uma classe de situações que antes não era possível.
Referências
http://www2.units.it/liut/ORGANICA_2/organica2.htm
Carlos Corrêa- Departamento de Química (FCUP), Centro de Investigação em Química (CIQ): educa.fc.up.pt/documentosespeciais/...trans/Isomerizacao.pps
http://200.156.70.12/sme/cursos/EQU/EQ18/modulo1/aula0/03_propr/05_solubilidade.htm
http://200.156.70.12/sme/cursos/EQU/EQ18/modulo1/aula0/03_propr/05_solubilidade.htm
...