Fase Pré Operatória Cirurgia Bariátrica
Ensaios: Fase Pré Operatória Cirurgia Bariátrica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 9220 • 26/9/2013 • 697 Palavras (3 Páginas) • 1.901 Visualizações
Fase Pré Operatória Cirurgia Bariátrica
Introdução Esta fase tem inicio quando a intervenção cirúrgica é decidida e termina quando o cliente estiver na mesa de cirurgia. É nesta fase que se iniciam as orientações de cuidadoso preparo de acordo com cada tipo de cirurgia.
O objetivo da assistência é promover o melhor estado físico e psicológico do cliente visando evitar complicações no período pós operatório.
O conteúdo do ensino pré operatório deve incluir informações sobre procedimentos para a preparação cirúrgica a seqüencia de eventos pela a qual o cliente será submetido o tipo de incisão prevista, hora da cirurgia, medicações pré anestésica, as expectativas quanto a participação do cliente a função dos vários membros da equipe hospitalar como Enfermeiro cirurgiões e anestesistas.
É importante na unidade de Clinica Cirúrgica o preenchimento completo do instrumento de controle de cuidado pré operatório estes dados auxiliarão a equipe do centro cirúrgico a iniciarem a assistência livre de risco ao cliente.
O uso dos diagnósticos de enfermagem beneficia a ambos, porque direciona a assistência de enfermagem para as necessidades de cada cliente, facilita a escolha de intervenções mais adequadas, registra de forma objetiva as reações do cliente e permite subseqüente avaliação dos cuidados de enfermagem.
Cirurgia Bariátrica
Nos dias atuais a Cirurgia bariátrica vem sendo o tratamento mais procurado como recurso a obesidade mórbida, o que demanda não somente esforço e investimento do paciente e seus familiares, mas um suporte de qualidade e efetivo, pois o paciente obeso mórbido que se submete ao ato cirúrgico requer cuidados específicos de enfermagem, principalmente pela dificuldade de adesão ao tratamento, bem como pelos riscos pré e pós-operatórios que o acompanham. A partir desses fatos percebemos a importância de uma avaliação minuciosa para chegar aos diagnósticos de enfermagem.
Objetivo: Levantar diagnósticos de enfermagem para pacientes submetidos á cirurgia bariátrica com intuito de melhorar a assistência de enfermagem.
Caso Clinico: L.C.A Homem de 55 anos, obeso, hipertenso e diabético
Exames laboratoriais normais, exceto por uma glicemia de 136 mg/dl e triglicérides de 180 mg/dl. Tais exames foram repetidos e confirmaram-se valores de glicemia e triglicérides anormais, tendo sido, na ocasião, feito diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes. Sendo avaliado ao exame físico, apresentava um peso de 130 kg, pressão arterial de 170/112 mmHg, com freqüência cardíaca de 72 batimentos por minuto.
Exame físico: Paciente em bom estado geral, peso de 130 kg e altura de 1,70 m, apresentando fundo de olho com espasmo segmentar arteriolar, A pressão arterial estava em 160/104 mmHg e a freqüência cardíaca era de 68 batimentos por minuto sem variação da freqüência cardíaca, ausculta cardiopulmonar normal, ausência de sopros carotídeos. Abdômen flácido, indolor, com fígado e baço não-palpáveis. Ruídos hidroaéreos anormais presentes. Ausência de sopros abdominais. Extremidades com alterações tróficas de fâneros; pulsos presentes e simétricos, ausência de edemas.
Diagnóstico: Hipertensão arterial primária,a ssociada a diabetes melito e dislipidemia. Lesão de órgãos-alvo demonstrada pela presença de insuficiência renal com proteinúria
Diagnósticos de Enfermagem Pré-operatórios
Nutrição desequilibrada mais do que as necessidades corporais
Distúrbio na imagem corporal
Estilo e vida sedentário
Fadiga
Ansiedade
Medo
Deambulação prejudicada
Intolerância á atividade
Volume
...