Ferramenta 8D
Trabalho Escolar: Ferramenta 8D. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alineofreitas • 19/4/2014 • 5.484 Palavras (22 Páginas) • 659 Visualizações
1. Introdução
Com a crescente demanda do mercado por uma busca incessante de manufatura eficaz e sem desperdícios, as empresas buscam nas ferramentas da qualidade o diferencial da concorrência. Entre essas ferramentas está a utilização da metodologia das “oito disciplinas”.
A ferramenta 8D tem como objetivo promover adequação de ações eficazes nos processos para alcançar a solução de eventuais problemas, visando a solução definitiva.
Com a finalidade de ordenar racionalmente e disciplinarmente os problemas, para facilitar a sua visão e consequentemente sua solução, as 8 disciplinas é uma ferramenta de engenharia da qualidade que utiliza de diversas outras ferramentas auxiliares, como Diagrama de Pareto, Histograma de Frequências, 5W2H, Diagrama de Causa e Efeito, dentre outras.
2. As oito disciplinas
Oito disciplinas é uma ferramenta que objetiva a melhoria na qualidade de produtos e também dos processos. É utilizada para a resolução de não conformidades, ordenando o pensamento e facilitando a análise e solução de um problema. A metodologia para esta ferramenta foi desenvolvida pela Ford nos anos 80 e é orientada ao trabalho em equipe, sendo utilizada dentro das organizações devido sua simplicidade e eficiência (GONZÁLES & MIGUEL, 1998).
As funções básicas para inspirar uma equipe é a resolução de problemas, a contenção de seus efeitos, a busca pelos fatos, a localização da causa raiz, a abertura de ações preventivas e solução dos problemas. (Kepner e Tregoe, 2001)
Os oito passos para aplicação desta ferramenta são:
Disciplina 1 – Definição da Equipe;
Disciplina 2 – Descrição do Problema;
Disciplina 3 – Ações de Contenção Imediata;
Disciplina 4 – Análise da Causa Raiz;
Disciplina 5 – Ações corretivas possíveis;
Disciplina 6 – Comprovação da Eficácia das Ações;
Disciplina 7 – Ações Preventivas;
Disciplina 8 – Análise de Encerramento (Gonzáles & Miguel, 1998)
A seguir veremos cada uma das 8 disciplinas:
2.1. Disciplina 1 – Definição da Equipe
A primeira disciplina tem a finalidade de definir a composição da equipe para resolução do problema, esta deve conter necessariamente profissionais de múltiplas áreas do conhecimento, qualificados, e que busquem integrar suas competências para solucionar as falhas existentes. Em consenso essa equipe deve apontar um líder, para dar andamento às aplicações das ferramentas de qualidade e orientar o grupo de trabalho (GONZÁLES & MIGUEL,1998).
2.2. Disciplina 2 – Descrição do Problema
Para esta disciplina são utilizadas as ferramentas da qualidade, procurando a contextualização das não conformidades, de forma objetiva, buscando saber sua origem (interna ou externa); deixando explícitos os objetos alvos a servirem de base para a aplicação das ferramentas apropriadas (GONZÁLES & MIGUEL,1998).
2.3. Disciplina 3 – Ações de Contenção Imediata
Esta disciplina contempla as ações a serem tomadas de forma imediata, evitando assim que o problema tome proporções maiores, até que as ações corretivas sejam implantadas de maneira eficaz. Estas medidas irão proteger o cliente interno ou externo até que as ações corretivas sejam implementadas permanentemente (GONZÁLES & MIGUEL,1998).
2.4. Disciplina 4 – Análise da Causa Raiz
Esta disciplina procura priorizar a identificação e análise da raiz do problema, aplicando as ferramentas da qualidade apropriadas para a situação. Geralmente, essa é a parte mais demorada e importante do estudo, pois dará o direcionamento da aplicação das próximas disciplinas (GONZÁLES & MIGUEL,1998).
2.5. Disciplina 5 – Ações Corretivas Possíveis
Para esta disciplina, é realizada a aplicação de ações corretivas que visem eliminar a causa raiz e seus efeitos indesejáveis, para não causar danos aos clientes internos ou externos, sendo necessário avaliar os recursos disponíveis antes da tomada das decisões. Porém, é possível definir outras ações dependendo da gravidade potencial do problema (GONZÁLES & MIGUEL,1998).
2.6. Disciplina 6 – Comprovação da Eficácia das Ações
Nesta disciplina, com a ajuda das ferramentas da qualidade, procura-se verificar a eficácia das ações desenvolvidas nas disciplinas anteriores, comparando os dados do processo obtidos após a implantação das ações aos dados anteriores às ações (GONZÁLES & MIGUEL,1998).
2.7. Disciplina 7 – Ações Preventivas
Após análise e discussão dos resultados, se o resultado for positivo, revisa-se a documentação de produção, a fim de padronizar os processos com a nova metodologia de execução, evitando assim que as causas voltem a ocorrer (GONZÁLES & MIGUEL,1998).
2.8. Disciplina 8 – Análise de Encerramento
Esta disciplina destina-se ao agradecimento às pessoas envolvidas no processo, pelos resultados obtidos e pelos esforços empregados por toda a equipe colaborativa.
A seguir veremos um fluxograma da metodologia 8D para solução de problemas:
3. Ferramentas que auxiliam na implementação das oito disciplinas
São denominadas ferramentas as técnicas comuns utilizadas na produção da qualidade utilizam-se de dispositivos, procedimentos gráficos, numéricos ou analíticos, formulações práticas, esquemas de funcionamento, mecanismos de operação, enfim, métodos estruturados para viabilizar a implantação de melhorias no processo produtivo. A seguir serão apresentadas ferramentas que auxiliam a implementação das oito disciplinas.
3.1. Ciclo do PDCA
O ciclo PDCA é uma ferramenta de melhoria contínua, ou seja, quando é identificado um problema ou uma oportunidade de melhoria, as etapas são realizadas através de um processo contínuo:
...