Ferramentas
Seminário: Ferramentas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunapresalino • 24/11/2013 • Seminário • 403 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
Ferramentas: Lixa rotativa, morsa de bancada, serra tico-tico, tesouras, alicates, estilete, réguas e transferidor.
Passo a passo da construção:
Proposta de Roteiro de Cálculo para Dimensionamento das Barras A partir dos resultados de 6 testes de tração, um roteiro de cálculo para o dimensionamento das barras das treliças das pontes. Os dados e gráficos publicados nesta página estão baseados nos ensaios mencionados e podem ser utilizados livremente, desde que seja citada a fonte e sejam devidamente mencionados todos os autores dos ensaios realizados.
Barras em tração
Para encontrar o número de fios de espaguete necessário, basta dividir o Esforço
Normal de tração calculado, pela resistência de cada fio:
Barras em compressão
Para encontrar o número de fios necessários, consideremos que a flambagem ocorre em regime elástico linear,seguindo a equação de Euler. Os dados dos testes de flambagem foram condensados na curva de flambagem abaixo, onde os pontos em azul representam os resultados experimentais, a curva em preto um ajuste de função potência, com coeficiente de determinação de 94%, e os pontos em amarelo os resultados para diversos índices de esbeltez, considerando-se a curva de Euler com um Módulo de Young E = 36000 kgf/cm2 ou 3600 Mpa (N/mm2).
A equação de Euler é:
Onde PCR é o Esforço Normal de compressão que a barra deve suportar, A é a área da seção transversal, l é o índice de esbeltez da barra, lf l é o comprimento de flambagem da barra, r é o raio de giração e I é o momento principal central de
inércia da seção.
Considerando-se que a partir de certo número de fios de espaguete, a seção
transversal tende para uma seção circular, pode-se escrever: e que, em barras rotuladas-rotuladas, o comprimento de flambagem é igual ao comprimento real ou distância entre nós, obtém-se:
Mesmo que os nós não sejam rotulados, mas rígidos com uniões coladas, a consideração anterior é conservativa pois não se pode garantir o engastamento perfeito das barras nos nós, levando a uma situação intermediária entre a considerada e a engastada-engastada. O número de fios pode ser obtido dividindo-se a área necessária pela área de cada fio.
onde r é o raio de um fio de espaguete.
Assim, para os dados do espaguete, a equação acima fica:
para N em kgf, l e r em cm para N em N, l e r em mm
Local para a construção da ponte
...