TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferro E Aço

Trabalho Escolar: Ferro E Aço. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 2

Ferro/Aço

1. INTRODUÇÃO

1.1 – Minério de ferro

O ferro é um dos elementos mais abundantes da crosta terrestre,onde entra na proporção de 4,2%. Entre todos os metais o ferro é o mais produzido e o que está mais presente em nossa vida. Inúmeros minerais têm ferro como componente essencial, mas somente os óxidos apresentam grandes concentrações. Os principais minerais que contêm ferro são: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), goethita (FeO/OH) e siderita (FeCO3). As formações ferríferas compostas de hematita e sílica, denominadas itabiritos, se constituem nos maiores depósitos de ferro. Cerca de 99,0% do minério de ferro produzido são utilizados na fabricação de aço e ferro fundido. Outras aplicações são as indústrias de ferro-ligas e cimento. A produção de minério de ferro no Brasil se desenvolve em minas a céu aberto. A lavra é em bancadas com desmonte por explosivos,escavadeiras, carregamento em pás carregadeiras, transporte emcaminhões fora-de-estrada. O beneficiamento consiste de britagem,peneiramento, lavagem, classificação, concentração e pelotização.

1.2 – Aço

O aço é, basicamente, uma liga de ferro e carbono. Suas principais aplicações são na construção civil, indústria automobilística e produção de eletrodomésticos. A produção de aço abrange três fases: redução do minério de ferro, refino e laminação. A redução é feita nos altos-fornos cuja carga consiste basicamente de minério ferro (granulados ou aglomerados), calcário e coque (ou carvão vegetal). A redução consiste na retirada do oxigênio dos óxidos de ferro e fusão da carga, produzindo o ferro gusa (liga de ferro e carbono contendo ainda silício, manganês, fósforo e enxofre). Na fase de refino o ferro gusa é transferido para as aciarias para ser transformado em aço, mediante a queima de impurezas e adições. O refino do aço é feito em fornos a oxigênio ou elétricos, onde o ferro gusa (líquido ou sólido) ou sucata de ferro são transformados em aço líquido. O aço líquido é solidificado em equipamentos de lingotamento, para produzir semi-acabados, lingotes e blocos. A terceira fase da produção de aço é a laminação, onde o os semi-acabados, lingotes e blocos são deformados mecanicamente e transformados numa grande variedade de produtos siderúrgicos como chapas grossas e finas, bobinas, vergalhões, arames, perfis, etc. As usinas de aço, de acordo com o seu processo produtivo, classificam-se em integradas – que operam as três fases básicas: redução, refino e laminação; semi-integradas – que produzem o aço a partir do ferro esponja ou sucata metálica adquiridas de terceiras e não integradas – que operam apenas uma das fases de redução (produtores de ferro gusa) ou laminação (relaminadores, geralmentede placas e tarugos adquiridos de integradas ou semi-integradas e os que laminam material sucatado).

2. RESERVAS

Os recursos brasileiros de minério de ferro (soma das reservas medidas, indicadas e inferidas) reconhecidos oficialmente pelo Departamento Nacional de Produção Mineral-DNPM são da ordem de 73,7 bilhões de toneladas. (Por UF-Unidade da Federação)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com