Fichamento 1: Introdução às Relações Interorganizacionais
Trabalho Universitário: Fichamento 1: Introdução às Relações Interorganizacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sacecconello30 • 16/3/2015 • 347 Palavras (2 Páginas) • 357 Visualizações
FICHA DE LEITURA
Obra consultada:
CROPPER, S. et. al. Introdução às relações interorganizacionais. In: CROPPER, S.; EBERS, M., et. al. (Ed.). Handbook de relações interorganizacionais da Oxford. Porto Alegre: Bookmann, 2014. cap. Introdução, p.3-28.
No capítulo “Introdução às relações interorganizacionais”, os autores fazem uma breve explicação do modo como dividiram os capítulos do livro e trazem algumas definições iniciais de modo que o objetivo geral do manual é representar o estado do conhecimento no campo das pesquisas em RIOs (Relações Interorganizacionais) sugerindo novas pesquisas sobre o tema.
As relações interorganizacionais dizem respeito aos relacionamentos entre organizações.
O estudo das RIOs tem como objetivo entender o caráter e padrões, as origens, a lógica e as consequências de tais relacionamentos. As organizações podem ser públicas, de negócios ou sem fins lucrativos, e os relacionamentos podem ir de diádicos, envolvendo apenas duas organizações, a múltiplos, envolvendo enormes redes de muitas organizações.
Conforme os autores não é dos meios pelos quais as organizações se conectam que importa, pois são as entidades interorganizacionais (EIOs) que manifestam a existência de relacionamentos interorganizacionais. Expressões como rede, aliança e parceria são exemplos de representações de EIOs. O texto traz três tipos de linguagem das RIOs comumente utilizadas, uma como nomes ou rótulos para Entidades Interorganizacionais, outra como adjetivos utilizados para descrever as EIOs e uma terceira como atos interorganizacionais. Exemplos: Nomes para EIOs – aliança, rede; Descritores EIOs – cooperativo, virtual; Nomes para atos interorganizacionais – ponte, rede, colaboração.
Uma franquia (nome do ato) implica um acordo de terceirização (descritor de EIOs) e um contrato (nome da EIOs) de terceirização (ou contratual).
Segundo os autores as RIO não dizem respeito às relações entre os indivíduos, porém se forem afiliados a várias organizações ou estiverem representando-as. De acordo com algumas pesquisas, as RIOs são conceituadas em termos das situações nas quais uma ou mais pessoas de uma ou mais organizações constituem um relacionamento de trabalho, outros pontos de vista, consideram que são as próprias organizações que apresentam o relacionamento.
Os autores restringiram o entendimento do termo e da abordagem de RIO, a relacionamentos baseados em interesse mútuo (cooperativo ou colaborativo).
...