Fichamento
Artigos Científicos: Fichamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cafdsilva • 12/9/2013 • 4.418 Palavras (18 Páginas) • 617 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CRIANDO VANTAGEM COMPETITIVA
SÃO PAULO
2012
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CRIANDO VANTAGEM COMPETITIVA
Trabalho apresentado como exigência parcial para a Disciplina Comportamento Organizacional do curso de Administração da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Cesar Vilaça.
SÃO PAULO
2012
I – INTRODUÇÃO
Comportamento Organizacional é um tema que aborda diversos aspectos como: Cultura e mudanças, com intuito de promover o desenvolvimento organizacional de um determinado grupo, para a execução de diversas tarefas, buscando a vantagem competitiva no mercado de trabalho.
Com esse foco é necessário buscar entender os elementos que compõem a cultura de uma determinada organização, como por exemplo, as questões de: poder, conflitos, relações entre os colegas de trabalho / equipe.
Nesse sentido, buscamos compreender a cultura de uma organização, ressaltando o seu conjunto de normas e valores que devem ser trabalhados, como fonte de percepção, dando ênfase à importância que se aplica na vida dos funcionários e no desenvolvimento de uma organização, por isso o estudo aprofundado de cada elemento da Cultura como cerimônias, ritos, história, mitos, símbolos e linguagem, para deixar claro a ideologia daquela organização e juntos administrar os valores que compõem a cultura e a influência que exerce na organização.
Outra questão importante a ser mencionada são os quesitos que envolvem o tema “mudança’, quando deixamos claro, os valores que representam uma determinada organização, fica mais fácil implementar e solidificar um mudança cultural, para o desenvolvimento de uma organização, trabalhando com a seguinte definição: desenvolvimento organizacional é uma abordagem planejada para mudança interpessoal, grupal, intergrupal e organizacional que acontece de modo abrangente, a longo prazo e sob orientação de um agente de mudança.
São alguns dos temas que iremos conhecer e abordar profundamente no decorrer do trabalho, ressaltando sua importância, esclarecendo que o Segundo os Autores John A. Wagner III e John R. Hollenbeck, são elementos necessários para o desenvolvimento de uma organização, é buscar a compreensão do comportamento organizacional, para criar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, fazendo a diferença.
II – DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Cultura, Mudança e Desenvolvimento Organizacional
Cultura Organizacional
A cultura de uma organização, portanto, é uma maneira informal e compartilhada de perceber a vida e a participação na organização, que mantém os seus membros unidos e influencia o que pensam sobre si mesmos e seu trabalho.
Elementos da Cultura Organizacional
Como se expressam essas normas e valores fundamentais? Como são passados de uma pessoa para outra? Certos elementos superficiais da cultura, sintetizados no Quadro 13.1, ajudam os funcionários a interpretar eventos cotidianos na organização e são os principais meios pelos quais as normas e os valores culturais são comunicados de uma pessoa pra outra.
Quadro 13.1 Elementos Superficiais da Cultura Organizacional
ELEMENTO DESCRIÇÃO
Cerimônias Eventos especiais nos quais os membros da organização celebram os mitos, heróis e símbolos da empresa
Ritos Atividades cerimoniais destinadas a comunicar ideias específicas ou a realizar determinados propósitos
Rituais Ações regularmente repetidas para reforçar normas e valores culturais
Histórias Relatos de eventos passados que ilustram e transmitem normas e valores culturais mais profundos
Mitos Histórias imaginárias que ajudam a explicar atividades ou eventos que de outro modo poderiam ser confusos
Heróis As pessoas de sucesso que corporificam os valores e o caráter da organização e sua cultura
Símbolos Objetos, ações ou eventos dotados de significados especiais e que permitem aos membros da organização trocarem ideias complexas e mensagens emocionais
Linguagem Um conjunto de símbolos verbais que geralmente reflete a cultura particular da organização
Cerimônias são eventos especiais no quais os membros de uma companhia celebram os mitos, heróis e símbolos da cultura. Dessa forma, as cerimônias exemplificam e reforçam importantes normas e valores culturais. Em organizações de vendas como a Mary Kay ou a Amway, realizam-se cerimônias anuais para reconhecer e premiar representantes de vendas que se destacaram. Parte da razão para a realização dessas cerimônias é inspirar seus bem-sucedidos colegas.
Muitas vezes, as cerimônias organizacionais incorporam vários ritos, atividades cerimoniais destinadas a transmitir determinadas mensagens ou a realizar propósitos específicos. Os ritos de passagem, por exemplo, são utilizados para iniciar os novos membros e podem transmitir-lhes importantes aspectos da cultura.
Quando os funcionários são transferidos, rebaixados ou demitidos devido a sua baixa produtividade, valores incompatíveis ou outras deficiências pessoais, os ritos de degradação podem chamar a atenção dos demais para os limites do comportamento aceitável. Atualmente, não se costuma enfatizar os ritos de degradação que envolvem pouco mais que uma discreta transferência.
Os ritos de reforço também enfatizam os limites do comportamento apropriado, mas de um modo positivo. Reconhecem
...