Fichamento Chauí
Monografias: Fichamento Chauí. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vldl • 13/7/2014 • 726 Palavras (3 Páginas) • 732 Visualizações
Fichamento do texto: CHAUÍ, Marilena. Neoliberalismo e Universidade. In: Oliveira, Francisco; Paoli, Maria Célia. Os sentidos da democracia. p.27-51
1-Dados sobre autora
Marilena de Souza Chauí nasceu na cidade de São Paulo, no dia 4 de setembro de 1941. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1965), especialização em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1967) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Imanência, liberdade, Necessidade, Servidão, Beatitude e Paixão.
2-Obra
Neoliberalismo e Universidade. In: Oliveira, Francisco; Paoli, Maria Célia. Os sentidos da democracia. p.27-51.
Conferência proferida na abertura do seminário: “A Construção Democrática em questão” no dia 22 de abril de 1997, no Anfiteatro de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP.
3-Do que trata a obra
Chauí aborda o surgimento do neoliberalismo, explicitando suas origens, seus princípios e as consequências de sua introdução para o mundo pós-moderno. A autora ilustra a presença da ideologia neoliberal com exemplos ligados à educação, criticando a absorção acrítica da mesma pelas universidades, o que as institucionaliza segundo a lógica de mercado que obedece a critérios inclinados à homogeneidade própria das relações mercantis, acarretando a perda da especificidade na avaliação acadêmica.
4- Citações
“... me parecia e me parece impossível discutir seriamente a questão da avaliação da universidade sem considerar a tragédia da educação brasileira sob os efeitos do projeto neoliberal que, no caso da universidade, implantou-se justamente através da idéia de avaliação acadêmica segundo critérios que não só perdem de vista a especificidade da universidade, mas sobretudo trabalham a partir da inserção da universidade na sociedade pelo prisma das relações de mercado.”
“... a universidade, centro de investigação onde tudo quanto existe deve transformar-se em objeto de conhecimento, tem sido incapaz de colocar-se a si mesma como objeto de saber, criando métodos próprios que permitam elaborar técnicas específicas de auto-avaliação. Resultado: vem aplicando, de modo acrítico e desastrado, os critérios usados pelas empresas, imitando — e muito mal — procedimentos ligados à lógica do mercado (compreensivelmente, a lógica necessária para as empresas), portanto, uma aberração científica e intelectual, quando aplicados à docência e à pesquisa”
“O neoliberalismo, ao afirmar que os imperativos do mercado são racionais e que, por si mesmos, são capazes de organizar a vida econômica, social e política introduz a idéia de competição e competitividade como solo intransponível das relações sociais, políticas e individuais.
Desta maneira, transforma a violência econômica em paradigma e ideal da ação humana”
5- Conclusões
Esmiuçados todos
...