Fichamento: Complexo De Zé Carioca
Dissertações: Fichamento: Complexo De Zé Carioca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 16/9/2014 • 788 Palavras (4 Páginas) • 1.181 Visualizações
Fichamento 1
COMPLEXO DE ZÉ CARIOCA
Notas sobre uma identidade mestiça e malandra
Autora: Lilia Katri Moritz Schwarcz
Identidade pela falta
- Carência cultural nacional
- Silvio Romero: "pouca originalidade da cultura brasileira", "cópia"
Sua obra, inclusive, foi entendida como cópia do evolucionismo europeu e norte-americano
- Roberto Schwarz: "mal estar da cópia" = sentimento negativo em relação à produção nacional e cobrança de singularidade local
o Identidade nacional:
- Sempre reconstruída a partir de novos pretextos
- Elias: a identidade pode ser reveladora para alguns países e insignificante para outros
- Identidade brasileira = mestiçagem peculiar
A mestiçagem se re-significa em malandragem
Malandragem = Zé Carioca (Walt Disney, 1942)
O olhar estrangeiro reconhecia a simpatia do malandro como uma síntese local e uma boa imagem a ser exportada
Construindo uma certa identidade:
- Pontapé inicial: emancipação política brasileira (1822)
Necessidade de formalizar a separação e de tomar algumas medidas emergenciais
Fundação das faculdades de medicina (para curar doenças), e de direito (para criar leis próprias)
Fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Primeiro concurso: "Como escrever a história do Brasil?" (objetivo de modelar a história da nação)
Vencedor: Karl Von Martius
Brasil = realidade miscigenada = "mito das três raças"
A miscigenação como mácula: um laboratório racial
- Miscigenação = singularidade negativa, comprometimento do futuro e sinal máximo de degeneração.
Mestiçagem na alma e branqueamento no futuro
- Oposição de imagens
Miscigenação como detração x curiosidade
- Silvio Romero: a mistura pode ser positiva
Mestiço = "genuína formação histórico brasileira"
Cultura brasileira = resultado da mistura de raças
- Afirmar a miscigenação = buscar entender "que país é este?"
"Luz no final de túnel: os anos 30
- Fim dos anos 20: grande crítica aos modelos raciais de análise
A explicação deveria partir de argumentos de ordem social, econômica e cultural
- Substituições de termos: raça > cultura
mestiçagem > aculturação
- Criação de instituições culturais que que visam resgatar o folclore e a arte brasileira
- "Casa Grande e Senzala" (Gilberto Freyre - 1933): retomada da temática das três raças, que desta vez era celebrada. Brasileiro = mistura bem feita e original.
Apologia à civilização luso-tropical
- "Macunaíma" ( Mário de Andrade - 1928): revigora o mito das três raças
O personagem principal representa um "canibalismo cultural". Segundo Bosi, era "o resultado de um período fecundo de estudos e de dúvidas sobre a cultura brasileira"
O mestiço é nosso
Estado novo: O mestiço vira racional
Hoje tem feijoada
- Originalmente: comida de escravos
- Hoje: prato típico brasileiro
- Elementos referentes a mestiçagem brasileira: negro, branco, matas, ouro
Entre capoeiristas
- Repressão policial, crime
- Oficializada como modalidade esportiva nacional em 1937
Herança da mestiçagem, produto nacional
- Capoeira cruzada = fusão das três raças
O samba é mestiço
- Dança de preto > canção brasileira para exportação > produto genuinamente nacional
- Maxixe: música africana + música européia
Samba + maxixe = samba maxixado
batuque (negros) + maxixe (negros + europeus) +samba (negros + negros)
A malandragem: uma modalidade mestiça
- Associação do samba com a capoeira e a malandragem
- Imagem contraditória da malandragem:
Negativa = falta de trabalho
Positiva = sujeito bem-humorado, bom de samba e bom de bola
Zé Carioca
Concepção freyriana do "jeitinho brasileiro"
- O malandro personifica a fábula das três raças, que gerou um tipo singular de civilização
Da cor da raça, cheiro e sabor
- Lógica da malandragem = "etos" nacional
- Jorge Amado (mestiçagem de personagens): brasileiro mais lido no exterior
- Esportes: quem vence é a ginga brasileira
- No Brasil, os heróis mais querido se afastam da figura do mocinho que idolatra o trabalho
- Somos mestres da "dialética da malandragem"
- No Brasil tudo é possível
Aquela tal malandragem
- "Os termos não permanecem ao acaso", eles indicam persistência de lógica preciosa
- Identidade: é a mistura racial que nos personaliza
- Mestiço = personificação da diferença
- Sérgio Buarque de Holanda: "homem cordial"
a cordialidade vem do coração e gera relações pautadas pela afetividade
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