Fichamento Comunicação De Massa E Dirigida
Trabalho Universitário: Fichamento Comunicação De Massa E Dirigida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 24021995 • 11/3/2015 • 1.334 Palavras (6 Páginas) • 428 Visualizações
Universidade Anhanguera de São Paulo
Santo André – Unidade 3
Disciplina: Estudo de Comunicação de Massa
Fichamento do Artigo - Comunicação De Massa e Comunicação Dirigida.
Santo André
2014
Universidade Anhanguera de São Paulo
Santo André – Unidade 3
Fichamento do Artigo - Comunicação De Massa e Comunicação Dirigida.
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Fotografia, apresentado a Professora Lucirene como exigência para a avaliação da disciplina.
Santo André
2014
Comunicação Dirigida e Comunicação de Massa.
Introdução:
O homem primitivo ou homem das cavernas como conhecidos se comunicavam através de gestos, posturas e gritos, de acordo com os animais que tinham ao seu redor, mas com o passar do tempo à comunicação foi se desenvolvendo.
A comunicação assim como os humanos sofreu uma revolução, que trouxe uma facilidade para se comunicar entre eles, adquirindo assim formas mais claras e especificas da comunicação. Segundo Araguren (1975) pode se considerar comunicação qual quer meio de transmissão e recepção de certa mensagem.
De uma forma ampla a comunicação pode ser considerada uma troca de informação, para Netto (1972) comunicação tem como significados, entre quem estão se comunicando, utilizando os símbolos.
De maneira social a comunicação é para se transmitir informações. Para Rivers e Sharam (1970) a comunicação tem que ser atraídas, aceitas, interpretadas serem usadas futuramente. A comunicação em si teve suas mudanças com o proposito de alcançar seus objetivos, sendo assim se dividem em diversas formas, neste artigo vamos estudar duas delas que são comunicação de massa e comunicação dirigida, e assim podemos esclarecer suas diferenças.
Comunicação de Massa
As origens de comunicação estão ligadas ao trabalho de tipografia, que se iniciou no século XV, primeiro veiculo utilizado na composição e reprodução de textos.
Após a revolução industrial que a sociedade de massa surgiu, onde as pessoas viviam em determinadas cidades. Para que as pessoas se acostumassem com as novas circunstâncias foram criados outros veículos de comunicação.
Segundo Morin (2000) podemos entender que a massa são varias pessoas compreendidas além de estruturas encontradas nas sociedades. Para Thompson (1995) massa é influenciada através das formas da grande recepção da população através de seus veículos.
Instrumentos de Comunicação de Massa
Para transmitir uma determinada mensagem de forma rápida e para maior volume de pessoas, é utilizado meio como:
Jornal: meio de comunicação fácil e valiosa, mídia impressa capaz de formar muitas opiniões.
Revista: Diferentes opiniões, segundo Andrade a revista alcança os públicos em geral, e já para Netto possuem critérios iguais ao jornal.
Televisão: um meio de comunicação forte, capaz de atrair muitas pessoas, possui sons, movimentos e cores. De acordo com tudo isso, este veiculo trás um imenso valor aos demais meios de comunicação.
Cinema: meio de comunicação moderno que trás grandes prazeres, porem é utilizado para veicular mensagem institucional.
Radio: veiculo popular e barato, de fácil acesso no sentido de poder de penetração das ideias.
Internet: redes de computadores interligados trazem vantagens pela sua rapidez, de repassar as informações e por ser de baixo custo.
Thompson acredita que este veiculo esta acessível a todos, porem seu principal objeto é transmitir informações para educar e entreter. Para Rivers e Schramm este meio de comunicação é necessário para diversão além de passar conhecimentos, assim é necessário para adquirirmos informações.
É preciso criar organizações para serem formadas as informações que estão sendo necessárias naquele momento, e poder trazer resultado para empresa.
Comunicação Dirigida
Através da tecnologia de informação que a população passou a receber maiores informações. Diante destas mudanças as empresas utilizam a comunicação dirigida com o objetivo de atingir públicos de diversos lugares.
De acordo com Kunsch comunicação dirigida é determinado a públicos desconhecidos porem são específicos para real aproximação através de estratégias. Segundo o autor Andrade possui comunicação limitada, para determinadas pessoas homogêneas identificadas.
Percebemos através dessas definições que para alguns casos não é ideal passar a mesma mensagem para todos os tipos de públicos, por conter maneiras especificas, contudo a comunicação se torna eficaz e de baixo custo.
Instrumentos de Comunicação Dirigida
O objetivo é elaborar mensagens eficazes e produzir efeitos desejados ao publico alvo. De acordo com os autores Andrade, Denise Araújo, Fabio França, Wilma Vilaça, Waldir Ferreira as principais ferramentas dirigidas como:
Correspondências: independente do formato transmite valor pessoal, ao lado negativo possui uma facilidade de uma má interpretação se não estiver escrita de forma clara e objetiva.
Mala direta: veiculo de maior eficiência circula de forma ágil, e agradável sua desvantagem é seu custo alto.
Publicação: veiculo antigo, sua função é informar diversos públicos, seu lado negativo é a sua mão de obra, impressão e distribuição.
Relatório: instrumento utilizado com objetivo de informar acionistas, com características como: clareza, exatidão,
...