Fichamento Do Livro Crick Watson E O DNA
Artigos Científicos: Fichamento Do Livro Crick Watson E O DNA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: trabalhosnet • 26/8/2014 • 913 Palavras (4 Páginas) • 4.262 Visualizações
STRATHERN, P. Crick, Watson e o DNA: em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
Paul Strathern é um autor britânico de biografias, romances e livros de histórias e viagens. Nasceu em Londres e estudou filosofia no Trinity College de Dublin.
Strathern é mais conhecido pela autoria das séries populares Filósofos em 90 minutos e Cientistas em 90 minutos, publicadas em português pela editora brasileira Jorge Zahar Editor. Dentre os seus romances, A Season in Abyssinia foi agraciado com o Prêmio Somerset Maugham. Também escreveu Uma Breve História da Economia e O Sonho de Mendeleiev. Em 25 de abril de 1953, foi apresentada ao mundo essa molécula em forma de dupla hélice. Com um estudo pioneiro sobre o DNA, realizado por Francis Crick e James Watson — que, na época, tinha apenas 25 anos —, abriu-se um novo e fascinante campo de trabalho. Tinha início a Biologia Molecular e as pesquisas que culminariam no sequenciamento do genoma humano. Os pensadores da Antiguidade já tratavam desse assunto em suas especulações sobre os mistérios da hereditariedade. Há episódios curiosos, como as experiências que eram feitas cortando-se a cauda de ratos ou fazendo-se transfusões de sangue em coelhos com o objetivo de desfazer os mitos sobre a transmissão da herança genética de uma geração para outra. O capítulo mais envolvente do livro narra as experiências e descobertas destes dois cientistas meio malucos: Crick e Watson. No início, eles não sabiam quase nada sobre Química avançada, cristalografia ou difração de raios X — técnica utilizada para se obter a imagem de estruturas menores do que o comprimento de onda da luz, como o DNA. Com determinação, criatividade e certa dose de cara de pau, eles descobriram falhas nas teorias de dois grandes químicos — Rosalind Franklin e Linus Pauling — e venceram a corrida para montar o quebra-cabeça que era o DNA.
Capitulo 1- A CAMINHO DO DNA : UMA HISTORIA DA GENETICA
As referencias á genética remontam aos templos bíblicos. Segundo o Gênesis , Jacó tinha um método para assegurar que as ovelhas e cabras dessem crias manchadas e pintadas : fazia-as acasalar diante de varas com tiras de cascas removida , produzindo um efeito molhado semelhante .(p.9)
`´A biologia, e com ela a genética, transpôs o limiar da ciência no século XVII .(...)Durante séculos havia sido amplamente aceito que a hereditariedade era transmitida pelo ´´sangue``.(p.10)
O naturalista francês Jean Lamarck produziu a primeira teoria coerente da evolução. (...) O trabalho de Mendel não viria a luz até 1900. Somente então, 34 anos depois da publicação de seu artigo original , ele recebeu a aclamação universal que merecia. (p.13,17)
PARECER POR CAPITULO :
A genética remota á tempos antigos, sendo citada em passagens bíblicas, desenvolveu-se a partir do século XVII, após o surgimento da biologia, tendo como principais estudiosos Jean Lamarck e Mendel.
CAPITULO 2 – CRICK E WATSON.
Crick logo ficou famoso em todo o laboratório por sua capacidade de produzir uma torrente de teorias inovadoras – em geral relacionadas com pesquisas de outras pessoas. (p.37)
Com 19 anos Watson se formou e foi para a universidade de indiana(...) O gênio havia descoberto o gene, e Watson soube imediatamente que aquele era o seu assuntos. (p.37)
No dia 25 de abril de 1953, Crick e Watson publicaram um artigo na Nature , com o titulo pouco sensacionalista de ´´ Estrutura Molecular dos ácidos nucleicos`` . Dizia tudo que era preciso
...