Fichamentos
Tese: Fichamentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raianaluz • 25/11/2014 • Tese • 433 Palavras (2 Páginas) • 502 Visualizações
DICAS PARA FICHAMENTO
• Sublinhar as ideias principais e as palavras-chaves (COM DOIS GRIFOS).
• os trechos mais importantes da ideia desenvolvida são assinalados no texto com uma linha vertical na margem. O que consideramos passível de crítica, objeto de reparo ou insustentável dentro do raciocínio desenvolvido, destacamos com um ponto de interrogação(?)
As fichas devem conter cabeçalho, referência bibliográfica e o texto em si.
O fichamento NÃO É:
• Não é um sumário ou índice do livro ou texto. Ele é redação sucinta das idéias do texto.
• Não é uma transcrição de parte ou do texto. Ele é uma interpretação que o leitor faz da obra e, por isso, redigida com suas próprias palavras.
• Ele, porém, apresenta mais informações do que a ficha bibliográfica.
• Muitos professores confundem o fichamento com resumos e análises de textos, passando aos alunos uma ideia equivocada. O sistema de fichamentos foi criado pelo Abade Rozier, da Academia Francesa de Ciências no século XVII e atualmente você pode escolher entre vários tipos de fichas de tamanhos diferentes. No cabeçalho deve constar o tema de interesses da pesquisa.
Lembre-se: o Fichamento é a criação de um documento para consulta posterior. Assim, quanto mais informação tiver sobre o conteúdo do seu documento, melhor. Deixe claro o que é a sua redação e o que é do “autor”.
Conforme for anotando, indique as páginas do documento original. Quando consultar o seu Fichamento poderá, no caso de dúvida, retomar rapidamente os pontos obscuros, não compreendidos ou fazer uma citação.
Para orientar o entendimento do texto, propomos algumas questões a serem respondidas após sua leitura:
1. Qual o tema ou assunto? Do que ele está falando e como apresenta a sua perspectiva?
2. Qual o tipo de texto? Acadêmico, de informação, jornalístico, técnico?
3. Qual o problema que o autor pretende desenvolver? Ou seja, o que levou o autor a escrever seu texto e qual tipo de questão que procura responder com sua argumentação?
4. A partir disso, como apresenta sua(s) idéia(s) central(is), qual é a(s) sua(s) proposição fundamental ou tese(s)?
5. Se ele defende determinada(s) tese(s), como constrói a estrutura de argumentos para fundamentá-la(s)?
6. Existem idéias secundárias, argumentações complementares que auxiliam na construção da(s) tese(s)?
Resumindo:
Sobre o que o autor está falando? Qual a questão que pretende responder? Frente a esta questão, qual a sua resposta? Como fundamenta as suas afirmações e suas respostas? Seus argumentos são convincentes? Existem outras idéias que compõem o texto?
Após ter feito o Fichamento, ficará mais fácil responder as questões de entendimento. Se não conseguir responder, temos duas saídas:
1. Você não entendeu o texto e tem que reler (o mais provável).
...