Figura Retorica E PRODUTO E GENERO
Tese: Figura Retorica E PRODUTO E GENERO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jason1 • 16/11/2014 • Tese • 718 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
A Figura Retórica usada é a arte da persuasão, para chamar a atenção e despertar o interesse, o que destaca é a comparação de uma cena que ocorre no dia a dia, promovendo assim um interesse maior ao receptor da mensagem, para expor a marca do perfume,na marca Channel a maioria dos comerciais usam a figura retórica, outro exemplo em um comercial tambem da marca Channel é essa propaganda http://youtu.be/aRV-2_Un-kk
Línguagem com ótima aceitação dos receptores e que consegue prender a atenção dos mesmos.
• entre o produto e o gênero
Telenovelas, telejornais ; talk shows, reality shows. Que textos são esses ? O que os
aproxima, o que os distingue ?
A noção de gênero/formato deve, em princípio, distinguir diferentes tipos de produtos
televisivos. Isto significa que os produtos televisivos, embora tenham elementos comuns que
permitem reuni-los sob o mesmo rótulo, distinguem-se entre si, independentemente da função
que tais distinções desempenhem. Mas,o que todos os textos televisivos têm em comum ?
Em primeiro lugar, é necessário ter presente que a condição natural de toda produção
televisiva é a complexidade e a hibridação. Devido às possibilidades advindas dos meios
técnicos de produção, circulação e consumo, os textos televisivos são complexos, isto é, seu
conteúdo expressa-se simultaneamente através da articulação de diferentes linguagens sonoras
e visuais. A par da complexidade, esse tipo de produção opera com a superposição de
diferentes níveis de hibridação, estabelecendo-se pela apropriação, numa espécie de processo
intertextual que se alimenta de referências, alusões, repetições. Mas, ao transpor, colar e
fundir diferentes sistemas, esse tipo de processo opera verdadeiras perfusões que apaga as
origens, constituindo-se nos elementos fundantes (1) de uma nova gramática de formas de
expressão : a gramática televisiva ; (2) de novos gêneros e formatos : aqueles compatíveis
com o processo comunicativo que manifestam.
Nessa perspectiva, as diferentes lógicas que presidem a produção televisiva, são as
responsáveis por muitas das características dos textos televisivos em geral : complexidade,
hibridação, serialidade, fragmentação, intertextualidade, repetição, etc.
As emissoras de televisão, como quaisquer outras empresas privadas de caráter
comercial, pautam-se pelo atingimento de objetivos que conduzam à maximização dos
lucros : sua lógica é mercantilista ; seus programas, mercadorias, que, como quaisquer outros
produtos acabados, são oferecidos ao mercado global. Esse comprometimento com a lógica
do mercado obriga a televisão a cumprir uma quantidade infinita de horas anuais de
funcionamento : sua produção deve ser ininterrupta. Ora, tal fato é determinante no processo
de produção dos textos televisivos : a brevidade de tempo, a velocidade com que os
programas televisivos devem estar no ar, periodicamente, nos mesmos dias e horários, mês
após mês, impedem que se possa gastar muito tempo em sua elaboração. Disso decorrem, por
exemplo, tanto a repetição serial, como o próprio sistema binário de personagens : eles
permitem a construção de relatos com rapidez; o improviso tece as repetições com variações.
Naturalmente, a necessidade de velocidade, de
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