Filantropia
Resenha: Filantropia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tacylla • 27/5/2014 • Resenha • 322 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
A filantropia estar vinculada ao Serviço Social, e ligada aos interesses da classe burguesa.
A ampliação do Serviço Social ocorreu a partir da aceleração da industrialização e da elevação do capitalismo, quando os profissionais da área eram usados de forma indireta para amenizar os conflitos surgidos pela crescente classe operária.
Por volta da metade do século XX o Serviço Social brasileiro embora já estivesse em um processo de ruptura com a concepção filantrópica, se via agora pautado na metodologia norte-americana e sob a hegemonia da autocracia burguesa.
Diante da necessidade de romper com as formas tradicionais da profissão e de se adequar com a realidade Latino Americana, dentro do contexto histórico do regime militar no Brasil, num momento em que novas políticas sociais são implantadas e novas demandas práticas são colocadas ao Serviço Social, deu início o movimento de reconceituação do Serviço Social.
Este processo de reconceituação acontece na crise do Serviço Social tradicional e é conceituado por Netto como:
o conjunto de características novas, que no marco das contrições da autocracia burguesa, o Serviço Social articulou [...] procurando investir-se como instituição de natureza profissional dotada de legitimação prática, através de respostas as demandas sociais e da sua sistematização, e de validação teórica, mediante a remissão às teorias e disciplinas sociais.
Neste movimento os profissionais buscavam por uma renovação, uma modernização, uma reatualização, uma identidade profissional, uma funcionalidade, uma teorização das práticas, enfim uma especificidade para a categoria.
O momento era de reflexão e de mudança interior da profissão, neste fase surgem os Assistentes Sociais com um pensamento marxista, como pode ser confirmado pela autora:
O que importa ressaltar – para os fins da presente análise – é que se a descoberta do marxismo pelo Serviço Social latino-americano contribui decisivamente para um processo de ruptura teórica e prática com a tradição profissional, as formas pelas quais se deu aquela aproximação do Serviço Social com o amplo e heterogêneo universo marxista foram também responsáveis por inúmeros equívocos e impasses de ordem
...