Financas Empresariais
Trabalho Escolar: Financas Empresariais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karlamarcon • 24/9/2013 • 5.221 Palavras (21 Páginas) • 591 Visualizações
SUMÁRIO
1.0INTRODUÇÃO 01
1.1OBJETIVO 02
1.2METODOLOGIA 02
2.0DESENVOLVIMENTO 02
2.1PLANEJAMENTO FINANCEIRO - CARACTERISTICAS E FUNDAMENTOS 02
2.2DEMONSTRATIVOS ORÇAMENTÁRIOS 03
2.2.1DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO ECERCÍCIO PROJETADO 03
2.2.2FLUXO DE CAIXA PROJETADO 04
2.3A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A
EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS 06
2.4FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS 06
2.4.1VALOR PRESENTE LIQUIDO 06
2.4.2TAXA INTERNA DE RETORNO 07
2.4.3PAYBACK DESCONTADO 07
2.4.4ÍNDICE DE LUCRATIVIDADE LIQUIDA 07
2.5PRINCIPIOS BÁSICOS DO VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO 08
2.5.1VALOR PRESENTE 08
2.5.2VALOR FUTURO 08
2.5.3SÉRIES UNIFORMES DE PAGAMENTO 09
2.5.4SÉRIES UNIFORMES DE DESEMBOLSO 09
2.6TRIBUTOS EMPRESARIAIS 09
2.6.1ICMS 09
2.6.2PIS 11
2.6.3COFINS 11
2.6.4IR 12
2.6.5CSLL 12
2.7A EVOLUÇÃO DA INFLAÇÃO, JUROS, E CÂMBIOS NO PLANO REAL 13
3.0CONCLUSÃO 17
4.0REFERÊNCIAS COMERCIAIS 19
1.0 INTRODUÇÃO
Reunir compradores e vendedores, em síntese, é o mercado financeiro. Os produtos comercializados são títulos de dividas e ações e estes mercados financeiros trabalham como mercados primários secundários. No mercado primário a empresa é o próprio vendedor e esta movimentação leva recursos para ela, ou seja, a empresa, ao contrário do mercado secundário que fornece os meios para que ocorram as transações.
Entendendo o mercado financeiro, poderemos relatar sobre as finanças empresariais de forma mais simples. A finança empresarial é reconhecida hoje como a arte de saber tomar uma decisão financeira considerada ótima, ou seja, é aquela decisão que assegura os investimentos feitos e consiga atingir os resultados almejados pelos investidores.
Nos tempos atuais, as decisões financeiras inteligentes interessam tanto ao setor privado como o público. Todos estão cientes de que investimentos devem gerar resultados positivos e esperados, resultados estes que mantenham a pontualidade do prazo, do orçamento e custos dentro do combinado e proporcionalidade que retorne em lucro para o investidor.
No mundo globalizado e de grande competitividade que estamos atualmente não é possível que exista qualquer eventualidade mínima para desperdícios de recursos. A responsabilidade do departamento de finanças de uma empresa é demasiadamente maior do que a imaginada, partindo do principio de que os investimentos em empresas só existirão se os investidores tiverem alguma expectativa de retornos lucrativos a eles.
Sem confiabilidade nas projeções financeiras, sem um controle financeiro de imensurável eficiência, sem uma tomada de decisões financeiras ótimas, nenhuma empresa terá condições suficientes de oferecer aos seus clientes o produto procurado e desejado, com a qualidade adequada, com preço acessível ao consumidor, e no momento em que o mercado demanda. Este domínio é de grande importância para que a empresa não perca espaço para a concorrência e não abra as portas para novas empresas.
Atualmente, finanças é a área culminante para que as outras se desenvolvam, pois sem resultados a empresa não tem lucro, e sem lucro pode vir à falência.
O trabalho que será apresentado busca compilar o conhecimento aprendido nas disciplinas de: Administração Orçamentária, Administração Financeira, Matemática Financeira II, Direito Tributário e Teória Econômica. E será de suma importância para o entendimento de como uma empresa utiliza as ferramentas da administração e da finança empresarial.
1.1 Objetivos
Desenvolver habilidades na elaboração de pesquisa para embasamento teórico das ferramentas financeiras e os tributos inerentes à organização.
1.2 Metodologia
Leitura de livros, teses e dissertações sobre o tema.
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1 Planejamento Financeiro – Características e Fundamentos
O planejamento financeiro é de suma importância para o funcionamento e sustentação de qualquer empresa, pois fornece roteiros para seguir, dirigir, coordenar e controlar suas ações consecutivamente na busca de seus objetivos e metas. (GITMAN, 1997).
O significado da expressão planejamento tem em si o ato ou efeito de planejar; é o trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; uma planificação, um processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (seja pelo governo, seja pela direção de uma empresa, etc.) visando à consecução de certos objetivos; é a elaboração de planos ou programas governamentais, especialmente na área administrativa, econômica e social.
Já a expressão financeiro tem o significado interligado às finanças, à circulação e gestão do dinheiro e de outros recursos líquidos.
Contudo, o conceito de planejamento financeiro tem-se a junção desses dois conceitos tendo em vista um plano empresarial.
Em todas as atividades da empresa, principalmente nas atividades da área financeira, é necessária a elaboração de planejamentos. Quem busca sucesso, deve saber que a eficácia da gestão financeira é fundamental para qualquer meta que almejam, e conseguindo fazer com que o plano financeiro seja e esteja dentro dos conformes é fato que este será pioneiro no momento de expor as ligações de diferentes
...