Fisiologia Humana
Trabalho Escolar: Fisiologia Humana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biscalchim • 2/3/2015 • 1.556 Palavras (7 Páginas) • 200 Visualizações
Sistema cardiovascular
Homeostase
Homeostase é a capacidade do organismo de apresentar uma situação físico-química característica e constante, dentro de determinados limites, mesmo diante de alterações impostas pelo meio ambiente. É o controle das condições estáveis no meio interno. Através dela fatores como a manutenção das concentrações normais dos elementos sanguíneos, temperatura, pH, pressão arterial e outras substâncias são a todo instante equilibradas no organismo. A homeostase fica em atividade constante na intensidade,frequencia e duração adequada para o organismo.
O sistema de controlole (positivo e negativo)
Positivo- O estimulo inicial causa mais do mesmo estimulo. pode levar a ciclos vicios e até mesmo a morte.
Negativo- Resposta contraria ao estimulo inicial. Controle da homeostase
Coração
O coração é formado por duas partes, (bombas distintas). O coração direito é responsavel por bombear o sangue para os pulmões, o coração esquerdo é responsável por bombear o sangue para os orgçaos periféricos. Cada um desses corações é uma bamba pulsátil de duas câmaras compostas por um átrio ( esquerdo e direito) e por um ventriculo (esquerdo e direito).
Esse mecanismo no coração promove a sucessão continua da contração cardica, chamada de ritmo cardíaco.
( imagem ilustrativa do coração e localização de valvas, ventrículos e artérias)
Existem três músculos principais no coração: o músculo atrial. O músculo ventricular e as fibras especializadas ( exitóricas e condutoras). O músculo cardiaco é encontrado nas paredes dos tubos cardíacos embrionários e no coração de um adulto, e é derivado de uma massa restrita.
O potêncial de ação no músculo cardíaco
O potencial de ação no músculo cardíaco tem em média de 108 mil volts, que significa que o petencial intracelular passa de valor negativo entre os batimentos á positivo durante cada batimento.
O potncial de ação começa com a despolarização que dura cerca 0,2 segundos, segue exibindo o platô seguindo para a repolarização. O platô no 0potencial de ação faz a contração muscular ventricular durar a té 15 vezes mais que as contrações do músculo esquelético. O período refratario do miocárdio é o intervalo de tempo durante qual o impulso cardíaco normal pode reexcítar uma area ja excítada, o período refratario do ventículo é de 0,25 a 0,30 segundos, o equivalente a duração do platô no potencial de ação. Ainda tem o período refratário relativo de cerca de 0,05 segundos, durante o qual é mais difícil de excítar o músculo do que nas condições normais, mas pode ser excítado por impulso exitatório mais intenso.
Ciclo cardíaco
O ciclo cardíaco ocorre no inicio de cada batimento até o inicio do próximo. Cada ciclo é iniciado pela geração do potencial de ação no nodo sinusal. Esse nodo se localiza na parede lateral superior do átrio direito próximo a abertura da veia cava superior. O potencial de ação se difunde desseponto pelos átrios, depois atinge o feixe A – V para os ventrículos. Essa disposição especial de sistema de condução ocorre o retardo de mais de 0,1 segundos na passagem de impulso cardíaco dos átrios para os ventículos.
O ciclo cardíaco consiste de um período de relaxamento chamado diástole, onde o coração se enche de sangue, seguindo pelo período de contração que é chamado de sístole.
Com a circulação cardíaca o sangue sai do átrio esquerdo passa pela valva central, chega no ventrículo esquerdo , sai pela artéria aorta e vai para todos os sistemas e orgãos depois o sangue volta pela veia cava superiore e inferior e chega no átrio direito. Do átrio direito o sangue passa pela valva tricúspide indo para o ventŕiculo direito passando para artéria pulmonar para fazer as trocas gasosas, sai pela veia pulmonar e chega pelo átrio esquerdo.
Frequência cardíaca
A frequência cardíaca é o numero de batimentos por minuto ( bpm ), é o numero de vezes que o coração faz o ciclo cardíaco. A frequência cardíaca se altera de acordo com a intensidade que o coração trabalha.
INTENSIDADE
RESERVA
% FC MAX
Muito leve
< 20%
< 35%
Leve
20% - 39%
35% - 54%
Moderado
40% - 59%
55% - 69%
Dificil
60% - 84%
70% - 89%
Muito dificil
<85%
< 90%
Maximo
100%
100%
As bulhas cardíacas
As bulhas cardíacas é barulho que ouvimos quando escultamos o coração normal, ou seja, o som de abrimento e fechamento das valvas. A causa especificamente é a vibração das valvas reteesadas imediatamente após o fechamento, junto com a vibração das paredes adjecentes do coração e dos grandes vasos em torno do coração.
A primeira bulha cardíaca dos ventrículos que causa de inicio o súbito fluxo de sangue contra as valva A – V (as valvas tricúspide e mitral). A segunda bulha cardíaca é o fechamento súbito das valvas semilunares ao final da sístole.
Quando as vibrações dos vasos ou ventrículos entram em contato com uma “ placa ressonante” como a parede do tórax produzem sons que podem ser auscultado.
...