Fluxo De Renda Na Economia De Trabalho Assalariado
Trabalho Universitário: Fluxo De Renda Na Economia De Trabalho Assalariado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lianara • 6/10/2013 • 298 Palavras (2 Páginas) • 763 Visualizações
O FLUXO DE RENDA NA ECONOMIA DE TRABALHO ASSALARIADO
O fato de maior relevância ocorrido na economia brasileira do último quartel do século xix foi, sem lugar a dúvida, o aumento da importância relativa do setor assalariado. A expansão anterior se fizera seja através do crescimento do setor escravista, seja pela mul¬tiplicação dos núcleos de subsistência. A nova expansão tem lugar no setor que se baseia no trabalho assalariado. A dinâmica do novo sistema é distinta. O valor total dessa venda é a renda bruta da unidade produtiva, renda essa que deverá cobrir a depreciação do capital real utilizado no processo produtivo e remunerar a totalidade dos fatores utilizados na produção. O comportamento desses dois grupos, no que respeita à utilização da renda, é sabida¬mente muito distinto. Suponhamos agora que ocorra um aumento do impulso externo. Desta forma o aumento do impulso externo - atuando sobre um setor da economia organiza¬do à base de trabalho assalariado - determina melhor utilização de fatores já existentes no país. A estabilidade do salário real médio no setor exportador não significava, entretanto, que o mesmo ocorresse no conjunto da eco¬nomia. Com a absorção de mão-de-obra pelo setor exportador, a im¬portância relativa desse centro da economia ia crescendo. Destarte, o fato de que o crescimento do setor exportador fosse extensivo não impedia que o salário médio do conjunto da economia se elevasse. Em sínte¬se, como a população crescia muito mais intensamente no setor mo¬netário que no conjunto da economia, a massa de salários monetários - base do mercado interno - aumentava mais rapidamente que o produto global.
Totalidade dos benefícios derivados das elevações ocasionais dos preços dos produtos de exportação? Suponhamos por um momento que os salários subissem ao se elevarem. os preços de exportação. A absorção do setor de subsistência resultaria ser mais lenta.
...