Formacao Sociocultura E ética
Trabalho Universitário: Formacao Sociocultura E ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deborahdyas • 23/9/2013 • 369 Palavras (2 Páginas) • 357 Visualizações
1ª QUESTÃO
Segundo Bernard Fontenelle, "A economia, que é uma virtude, é uma necessidade na pobreza, um ato de juízo na mediania, e na opulência um vício" (Coletânea Ética e Economia). Em outras palavras, o escritor francês apresenta a "economia" sob três condições sociais (pobreza, mediania e opulência), atribuindo-lhe classificações diferentes (necessidade, ato de juízo e vício). Atendo-se nessa premissa, analise a charge e as assertivas.
I. A imagem mostra condições sociais opostas, e ainda sugere que a condição de riqueza é sustentada pelos recursos que advém da classe mais pobre.
II. O objetivo da charge é fazer apologia à solidariedade, pois demonstra que a virtude dos pobres é economizar o pouco que têm para dar aos que necessitam.
III. A imagem aponta para o crescimento da classe média, mostrando claramente que a economia, enquanto ato de juízo, pode fazer o pobre ficar rico.
IV. Essa charge serve para defender, divulgar, explicar e co
RESPOSTA: I, apenas.
3ª QUESTÃO
Leia, com atenção, uma parte da letra da música Planeta Morto, do grupo Titãs:
Era um planeta fértil
Tinha as maiores frutas
Cheio de homens fortes
Preparados para as lutas
Era um planeta
Tinha sol e lua
Ninguém tinha medo de andar na rua
Morto // Morto // Morto
Planeta morto
Morto // Morto // Morto
Planeta morto
Um dia dividiram o planeta em estados
Inventaram os pecados
Os velhos não eram respeitados
Os nenês nasciam preocupados
Era um planeta
Tinha noite e dia
Ninguém mais chorava quando alguém morria
(Coletânea Ética e Meio Ambiente)
Dentre as assertivas a seguir, identifique as que apresentam interpretações CORRETAS do conteúdo acima:
I. A expressão "planeta morto" pode ser entendida como a destruição do meio ambiente provocada pela ação humana; assim como o pecado, que também teria sido provocado pelo homem.
II. O tom de crítica da canção recai apenas sobre os homens fortes que, mesmo corajosos e preparados para defender a natureza, foram derrotados e, consequentemente, o medo imperou nas ruas
...