Formas De Caminhar
Casos: Formas De Caminhar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: talleshe • 4/11/2014 • 1.095 Palavras (5 Páginas) • 342 Visualizações
Formas De Caminhar
Nível 1 – Caminhada leve
A caminhada leve ou marcha à pé é feita naturalmente, quando se passeia no parque ou se anda no shopping para fazer compras, por exemplo. É aquela do dia a dia. Uma atividade física de baixo impacto para as articulações, na qual o caminhador pode fazer o trajeto de cerca de 4 a 5,5 quilômetros em uma hora, um total que pode ser diluído durante o dia, mas o ritmo deve ser mantido, cerca de um quilômetro pelo menos a cada quinze minutos. Este estilo livre de caminhada é bom para iniciantes ou para quem precisa desenvolver a resistência e a força muscular, ajudando a manter a saúde e a melhorar a qualidade de vida.
Nível 2 – Caminhada esportiva
Neste nível, o corpo é mais requisitado – se comparado ao nível 1 –, utilizando mais os quadris, nádegas, costas, abdômen e a musculatura do tronco e dos membros superiores. Os braços na caminhada esportiva ficam dobrados a 90 graus e, durante o balanço, os cotovelos levantam-se à altura do peito e as mãos passam na altura dos quadris, ao abaixarem. Os batimentos cardíacos precisam ser mantidos em um ritmo estável.
Nível 3 – Caminhada vigorosa
A caminhada vigorosa ou intensa é uma forma de caminhar com maior velocidade, por isso, queima mais calorias que o nível 2 de caminhada. O ritmo é extremamente rápido, de cerca de 7 a 9,5 quilômetros por hora. Além de aumentar ainda mais o tônus muscular, este nível melhora o desempenho atlético e tem reduzido o risco de lesões, se comparado à corrida, por exemplo. Trata-se de um exercício físico aeróbico mais vigoroso que os níveis 1 e 2, por ativar bastante os batimentos cardíacos. Na caminhada vigorosa é importante notar que um dos pés sempre deve estar tocando o solo para não configurar a corrida, quando se passa dos 9,5 quilômetros por hora, como é o caso do jogging ou do cooper, cuja velocidade é de 9,7 quilômetros por hora.
Nível 4 – Marcha atlética
A marcha atlética ou olímpica é a face competitiva da caminhada. Com ela, é possível fazer entre 12 e 15 quilômetros por hora. O nível 4 conserva a característica fundamental da caminhada: manter o contato com o solo sem interrupção, por meio do duplo apoio. A progressão do percurso é feita com velocidade, mas com menos risco de lesão se comparado à corrida. A intensidade do exercício trabalha músculos e também queima calorias.
Lazer, saúde e qualidade de vida
BENEFÍCIOS DA CAMINHADA
Existem vários benefícios da caminhada para o nosso corpo, alguns deles você nem imaginava. Vejamos então quais são eles:
Melhora a circulação – Um estudo da USP de Ribeirão Preto detectou que caminhar durante 40 minutos diminui a pressão arterial durante 24 horas após o exercício. Isso acontece pois durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sangüíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.
Pulmão – As vantagens da caminhada regular também chegam aos nossos pulmões com bastante força. As trocas gasosas ficam mais poderosas quando caminhamos com freqüência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.
Combate a osteoporose – O impacto que os nossos pés tem com o chão durante a caminhada faz com que os nossos ossos sejam beneficiados. A compressão dos ossos da perna, junto com a movimentação de todo o nosso esqueleto enquanto caminhamos faz com que exista mais estímulos elétricos nos ossos do corpo, chamados de piezelétrico. Esse estímulo deixa mais fácil a absorção de cálcio deixando os ossos mais resistentes e menos propícios a sofrerem com osteoporose.
Afasta a depressão – Quando praticamos seja lá qual for o exercício, nosso corpo
...