TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação

Tese: Formação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  Tese  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O presente trabalho tem como tema “Didática”, que visa proporcionar o desenvolvimento da ensino-aprendizagem com qualidade, através de métodos, um deles é o plano de ensino. O objetivo é elaborar um plano de aula e também expor a importancia da didática na educação,principalmente na Pedagogia. A didática é responsável pela organização da educação,do desenvolvimento das aulas: o tempo que elas ocupam, o conteúdo a ser trabalhado, a turma a qual será aplicada, o perfil desses alunos, a necessidade deles,entre outros pontos. Com todos esses dados é preparado um plano de aula,através dele os professores têm um foco,serão precisos em seus objetivos, por que aquele conteúdo, aquela matéria, aquele assunto foi pensado, estudado, elarado de acordo com o que os estudantes estão precisando.

Público – Alvo

O seguinte planejamento de aula se destinará ao Jardim I “A” , composto por 15 alunos de 4 a 5 anos de idade,são comportados,participativos,curiosos...(acrescentar algo)

Os materiais utilizados serão: lápis,borracha,papel,cola,tesoura,lápis de cor,cadernos,joguinhos,aparelho de som...

Planejamento de Aula

Tema: Corpo Humano ( Esquema Corporal)

-Justificativa: Devido a idade dos alunos a etapa que eles estão estudando,é fundamental que eles aprendam as funções,os nomes corretos das partes do corpo,a importancia de cada uma delas para vivermos.

Didática Teórica e Prática

Um dos ramos de estudo da Pedagogia é a didática. “uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais” (LIBÂNEO, 1994, p. 16)

A didática expressa uma pratica pedagógica que decorre na relação básica entre professor e aluno num momento histórico determinado. Ela é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem.

Pura (1989, p.21) diferença didática teórica e pratica.

Didática teórica é aquela desenvolvida nos programas da disciplina, segundo pressupostos científicos que visam à ação educativa, mas distanciada desta. São pressupostos abstratos que acumulam sobre o processo de ensino, na busca de torna-los mais eficientes. Didática pratica é aquela vivenciada pelos professores nas escolas a partir do trabalho pratico em sala de aula, dentro da orgnização escolar, em relação com exigências sociais. Esta não tem por compromisso comprovar os elementos teóricos estudados em livros ou experimentados em laboratorios, mas tem em vista o aluno, seus interesses e necessidades praticas

A didática teórica é aquela discutida e elaborada fora das salas de aula, com o desenvolvimento dos programas da disciplina, o plano de aula com seus objetivos, conteúdos, avaliação... A didática prática "é aquela vivenciada pelos professores nas escolas, a partir do trabalho prático em sala de aula". Essa didática seria o desenvolvimento do trabalho teórico; ou seja, seria praticar e trabalhar com aquilo que foi desenvolvido e elaborado na parte teórica. A separação entre teoria e prática impossibilita os profissionais da educação de articular a teoria em proveito da prática, pois uma subsidia a outra. Como resultado dessa separação, a prática educativa tende a reduzir-se ao extremo do praticismo

Partindo dessa linha de raciocínio, percebe-se que a didática contribui de maneira significativa para a fundamentação da prática educativa. E ela que fornece aos profissionais da educação a necessidade inescapável de fazer convergir a teoria em proveito da prática. No processo de formação a didática opera entre conhecimento teórico-científico e técnico-prático; é como uma ponte que interliga a prática e a teoria. Sendo assim, o profissional da educação no plano da sua formação estuda disciplinas que se articulam e se organizam entre si, para que os educadores possam sustentar sua práxis na constante reflexão acerca de suas práticas e de seus conhecimentos teóricos.

Assunto da Aula

O corpo humano é formado por um conjunto de órgãos e sistemas que trabalham o tempo todo. Cada sistema com sua função é semelhante a uma máquina com várias peças: cada peça individualmente não representa muita coisa, mas dentro de um sistema, se uma delas parar de funcionar, prejudica o funcionamento das demais.

O cérebro é quem comanda tudo... Através de milhões de células nervosas, chamadas de neurônios, ligadas a todas as partes do corpo, o controle dos órgãos e glândulas do corpo ocorre de forma dinâmica.

Vamos entender como trabalham os principais sistemas do organismo: O sistema respiratório é o responsável por captar o oxigênio do ar.

Tão importantes quanto o oxigênio são os alimentos que comemos. São eles que fornecem os nutrientes necessários para nosso organismo funcionar. Mas conseguiríamos absorver esses nutrientes da forma como ingerimos, por isso o sistema digestório entra em ação, sendo o responsável pelo processamento desses nutrientes, ou seja, quebra os alimentos em partículas muito pequenas, para serem absorvidas pelas células.

Nenhum desses dois sistemas concluiria suas tarefas sem o sistema circulatório. Formado por um complexo de vasos sanguíneos, esse sistema transporta nutrientes, oxigênio e também as excretas que devem ser eliminadas.

E, para captar todas as informações que vêm do ambiente, temos os órgãos dos sentidos, conjunto de órgãos que realizam um trabalho intenso e detalhado, gerando nossas sensações e percepções.

Ainda temos o sistema excretor, responsável por filtrar e eliminar substâncias do organismo; o sistema imunológico, responsável pela defesa orgânica; o sistema esquelético, que coordena nossas ações etc.

Procedimentos de Ensino

O método, traço característico da ciência, representa um procedimento racional e ordenado (forma de pensar), constituído por instrumentos básicos, que utiliza, de forma adequada, a reflexão e a experimentação, para proceder ao longo de um caminho, e alcançar os objetivos preestabelecidos no planejamento.

Ao responder sobre o como fazer após ter-se definido o que é importante trabalhar o educador busca conhecer a realidade, integrando saberes teóricos e empíricos, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com