Formação De Tutor
Dissertações: Formação De Tutor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: elis12 • 19/9/2013 • 505 Palavras (3 Páginas) • 406 Visualizações
Neste trabalho analisaremos o papel do tutor. Este é o guia, o organizador do grupo e segundo Edith Litwin (2001:99) ...quem é um bom docente será também um bom tutor. Um bom docente “cria propostas de atividades para a reflexão, apoia sua resolução, sugere fontes de informação alternativas, oferece explicações, facilita os processos de compreensão; isto é, guia, orienta, apoia, e nisso consiste o seu ensino”. Sendo assim, o bom tutor deve promover a realização de atividades e apoiar sua resolução, e não apenas mostrar a resposta correta; oferecer novas fontes de informação e favorecer sua compreensão.
"O tutor enquanto mediador deve promover a interatividade, buscando identificar as dificuldades e limitações de cada aluno. Para tanto, o tutor precisa ser dedicado e dispor de tempo. Não pode apenas “cumprir” seu tempo previsto para o curso. Se o tutor apenas executar suas tarefas formais, a interatividade estará muito comprometida."
Assim, a tutora deve, a princípio, tentar contornar os problemas causados pela ausência da anterior, e depois, tentar reorganizar o trabalho que não foi orientado de maneira correta. A preocupação com o tempo deve ser deixada de lado e buscar resgatar a confiança dos alunos.
O que é EAD para você? Conte-nos um modelo de EAD que conheceu na prática e lhe trouxe significativas construções e elaborações. E conte-nos também, alguma experiência pouco produtiva nesta modalidade. Mas ao contar-nos, ilustre e fundamente seu relato com as leituras desta semana. Invista-se da reflexão e vamos interagir rumo à aprendizagem colaborativa!
Até o ano passado eu só ouvia falar do crescimento da EAD, mas não participava deste. Até que iniciei um curso aqui no CEDERJ e conheci na prática a famosa EAD. Muitos são os questionamentos acerca da educação à distância, e o mais latente é o fato da falta de interação física entre orientador e alunos e, por que não, entre os próprios alunos.
O avanço da tecnologia é notório e a demanda por aquisição de novos conhecimentos e aperfeiçoamentos também, então só nos resta participar. Mas, como foi meu caso, o tempo é escasso e o corre-corre do dia de trabalho nos impede de participar de uma sala de aula (física) e desta forma, deixamos de nos aperfeiçoar.
Assim, a EAD veio para viabilizar este aperfeiçoamento. Fazemos o nosso tempo e espaço para estudarmos. Como afirma o Decreto nº 5.622 (BRASIL, 2005):
uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
Mas nem sempre as águas correm para a mesma direção. Vejo na prática muitas instituições de ensino superior se valendo da EAD, no entanto, não dão um bom suporte para seus alunos. Usam este suporte para diminuir a presença tanto de alunos como de professores em sala de aula e transfere para a sala virtual, ou seja, lançam inúmeros trabalhos para realizar, mas não transmitem o conhecimento teórico necessário.
Sendo assim, o que fazer para ampliar o conhecimento, mesmo à distância?
Por,
Elisângela Rodrigues
...