Formação Do Petróleo
Artigos Científicos: Formação Do Petróleo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: HeloisaCamara • 6/3/2015 • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 520 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
HELOÍSA CÂMARA SANTOS
PROJETOS INTEGRADOS I
FICHAMENTO TEMÁTICO
UBERABA – MG
2014
UNIVERSIDADE DE UBERABA
PROJETOS INTEGRADOS I
FICHAMENTO TEMÁTICO
Trabalho do Curso de Engenharia Química da Universidade de Uberaba como parte das exigências da disciplina Projetos Integrados I.
Orientador: Prof. Mauro Luiz Begnini.
UBERABA – MG
2014
1. Formação do Petróleo
A palavra petróleo é originada do latim “petrus” (Pedra) e “oleum” (óleo), isso indica que o petróleo teve origem através de pedras, já sendo conhecido antigamente e usado em impermeabilizações e diversas construções. Uma das teorias sobre a formação do petróleo, sendo esta a mais aceita, é a de que ele originou-se da decomposição de plantas e animais que teriam se depositado em grandes quantidades no fundo dos mares e lagos e até mesmo soterrados em depressões de terrenos.
A massa de detritos orgânicos teria sido submetida a altas pressões e temperaturas, ocasionando as reações químicas que a transformariam em gás e óleo. Como são menos densos que a água, o óleo e o gás flutuam, atravessando camadas de rochas porosas até encontrar uma camada impermeável, na qual se depositam ocupando os espações vazios. A expressão “Lençol de Petróleo” é incorreta, pois o petróleo não se apresenta sob a forma de lago subterrâneo e sim impregnado a rochas porosas.
A existência do petróleo pode ocorrer a poucos metros de profundidade, conforme as regiões, sendo necessário a perfuração dos poços, que, atualmente, atingem uma marca de 2 mil metros de lâmina d’água e 5 mil metros de perfurações terrestres.
2. Composição Química
O petróleo é uma substância oleosa e menos densa do que a água, constituído pela mistura de milhares de compostos de carbono e hidrogênio, chamados de hidrocarbonetos. Perante os tipos de hidrocarbonetos predominantes em sua composição, o petróleo pode ser classificado como Base Parafínica, Base Naftênica ou Base Aromática. Se não houver predominância de um composto sobre o outro, é classificado como Base Mista.
Suas características (fluidez, odor e cor), variam de acordo com a sua composição e com o campo de onde foi extraído, podendo ser encontrado sob forma fluida, semi-fluida ou com consistência parecida com a de uma graxa, variando da tonalidade preta ao amarelo-âmbar.
3. Produtos Derivados
Em uma refinaria, hoje, são extraídos do petróleo dezenas de derivados, para os mais diversos usos. Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis, vários produtos são derivados do petróleo, como a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, resíduos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel, combustível de aviação, entre outros. Os produtos petroquímicos são classificados como básicos, intermediários e finais.
• O Gás Natural é usado para aquecer, cozinhar e fabricar plásticos. Formado por alcanos com cadeias curtas (1 a 4 átomos de carbono), conhecidos pelos nomes de metano, etano, propano e butano, com faixa de ebulição menor que 40ºC e são liquefeitos sob pressão para criar o GLP (gás liquefeito de petróleo).
O GLP consiste em uma mistura composta por butano e propano, sendo armazenado em botijões e utilizado como gás de cozinha.
• A Nafta é um intermediário, que passará por mais processamentos para produzir gasolina, possui uma mistura de alcanos de 5 a 9 átomos de carbono e com faixa de ebulição de 60ºC a 100°C.
• A Gasolina é um dos produtos de maior importância do petróleo, sendo um líquido inflamável e volátil, consiste de uma mistura de hidrocarbonetos com 5 a 9 carbonos. É obtida através da destilação e outros processos na refinaria.
• O Querosene é uma fração intermediária entre a gasolina e o óleo diesel e é obtida através da destilação fracionada do petróleo cru. É utilizada como combustível de turbinas de avião a jato e como solvente. Tem como característica a produção de queima isenta de odor e fumaça.
• O Óleo Diesel é usado como combustível, além de ser um intermediário para fabricação de outros produtos. É líquido, contém 12 ou mais átomos de carbono e uma faixa de ebulição de 250ºC a 350ºC.
• O Óleo lubrificante é usado para óleos de motor,
...