TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação e qualificação

Tese: Formação e qualificação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

As transformações pelas quais o mundo do trabalho vem sofrendo, sobretudo após a consolidação do modelo econômico globalizado, refletem claramente quais as tendências e o perfil dos profissionais requisitados pelas empresas e organizações do Século XXI.

Atualmente, as palavras de ordem são capacitação e qualificação profissional. É fato que a automação tem sido importante para o desenvolvimento da economia, porque consegue unir produtividade à redução de custos, porém, a tecnologia trouxe com ela a necessidade de se repensar o papel do ser humano nesse contexto. Com a velocidade do avanço tecnológico, alguns ousaram afirmar que as pessoas seriam substituídas por máquinas. Todavia, não é bem isso que temos constatado, muito ao contrário, milhares de novos postos de trabalho e novas funções têm surgido a partir das configurações que o mercado de trabalho está oferecendo. Inúmeras ocupações surgiram nas áreas de tecnologia da informação, automação industrial, robótica etc., comprovando que o talento humano será sempre indispensável. Nessa perspectiva, o desafio do poder público é criar as condições ideais para que as pessoas tenham acesso à informação e à educação formal, para que possam ser treinadas e capacitadas a assumir as múltiplas tarefas que o mundo globalizado exige.

2. RESUMO CONTEÚDO APRESENTADO NA AULA TEMA 2

O trabalho passa a ser visto não só como um instrumento de produzir sofrimento, mais como algo estruturante e motivador.

Sofrendo grandes mudanças como a globalização é preciso destacar alguns fatores:

• Com as mudanças na economia as empresas que antes tinham lucro e estabilidade, tiveram que disputar os consumidores, passando a se preocupar com sua opinião.

• Com a mudança acima se constata que o cliente é quem manda e assim sua exigências e preferências estão em foco.

• Com as inovações no processo produtivo fez-se necessário a automação e com isso causou-se cortes de pessoal, o chamado desemprego estrutural.

• A modernização trouxe mudança no perfil do trabalhador, pela busca de conhecimentos e capacitação.

O emprego formal dá lugar ao trabalho com horários flexíveis, ganhos imprevisíveis, diversos clientes, etc. Surgindo assim a noção de empregabilidade, que nada mais é que à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais.

O século XXI é marcado por inúmeras inovações tecnológicas, onde ocupações antigas estão desaparecendo e outras sendo criadas.

Toda essa inovação pode ser muito útil ao desenvolvimento profissional, desde que saibamos nos especializar e acompanhar os avanços, priorizando as nossas habilidades.

3. TRABALHO

O trabalho existe desde a Pré historia e até hoje tem o mesmo conceito de que ele é fundamental para o desenvolvimento do homem.

Pode-se ter uma recepção positiva quanto ao trabalho em que se evita o tédio, vicio e necessidade onde é possível evoluir, ou negativa, do ponto de vista que produz o sofrimento.

Com as inovações tecnológicas e a globalização gerou-se um aumento na concorrência entre empresas e até países por clientes, isso trouxe conseqüências positivas como acesso as novas tecnologias, e conseqüências negativas como a eliminação de muitos postos de trabalho. O trabalho passou a ser mais intelectual e essas exigências criaram uma situação onde sobram empregos para profissionais especializados e faltam profissionais qualificados. Agora o que conta é o desempenho.

Precisamos entender as diferenças entre emprego, trabalho e empregabilidade para sabermos que tipo de profissional queremos ser.

Emprego é um vínculo empregatício, Trabalho é ter uma ocupação com ganhos maiores e Empregabilidade é um conjunto de competências para se manter o trabalho ou emprego.

Em resumo, pode-se afirmar que no mundo atual e globalizado que vivemos, o mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente, e a busca por uma colocação profissional não é mais uma questão de empenho ou de sorte, e sim de qualificação. A qualificação profissional deve ser vista como fator determinante para o futuro daqueles que estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com