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Formulacao De Estrategias Para Unidade De Negocio

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Por:   •  20/11/2013  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  367 Visualizações

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A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS:

uma proposta para o ensino de Ciências.

Elizângela Mendes Sousa1, Franciel de Oliveira Silva2, Thiago Rodrigues Sousa da Silva3,

Paulo Hernandes Gonçalves da Silva4

1, 2 e 3 Acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas – IFTO – Campus Araguatins - E-mail1: elizinhams@hotmail.com, E-mail2:

francielslv961@gmail.com, E-mail3: thiagoaraguatins@gmail.com

4 Professor (IFTO Campus Araguatins) – Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU) - E-mail: paulohg@ifto.edu.br

Resumo: O presente artigo analisa a necessidade de inovação no ensino de Ciências, face à percepção

de que muitos docentes ainda ministram suas aulas com métodos rotineiros e mecânicos que não

facilitam o processo de aprendizagem. Com este estudo objetiva-se demonstrar que é possível a

utilização de práticas lúdicas como uma importante ferramenta metodológica para tornar o ensino de

Ciências mais atrativo e prazeroso. Para o plano de coleta de dados, utilizou-se a revisão de literatura

sobre o lúdico, sua importância no processo de ensino aprendizagem, bem como o estudo sobre as

fases do desenvolvimento da criança. Para a análise de dados utilizou-se a concatenação de

brincadeiras e outros eventos lúdicos conhecidos com os conteúdos importantes da área de Ciências.

Dentre os resultados alcançados tem-se a proposição de atividades lúdicas, a serem utilizadas como

ferramentas metodológicas no ensino fundamental, e que importam para a aquisição dos

conhecimentos científicos, somadas às atitudes sociais de respeito ao colega, das regras do jogo, de

cooperação, e iniciativa pessoal.

Palavras-chave: atividades lúdicas, ferramenta metodológica, ensino de ciências

1. INTRODUÇÃO

Ensinar ciências não se restringe a transmitir informações ou apresentar apenas um caminho,

mas é ajudar o aluno a tomar consciência de sim mesmo, dos outros e da sociedade, conforme

pensamento de Oliveira (1999). É oferecer várias ferramentas para que ele possa escolher entre muitos

caminhos, aquele que for compatível com seus valores, suas concepção de mundo e com ás

diversidades que irá encontrar ao longo da vida. Neste sentido o professor precisa deixar de ser o mero

transmissor de conhecimentos científico e agir como investigador das idéias e experiências de seus

alunos.

Por isso, de acordo com as diretrizes curriculares de ciências para o ensino fundamental, o

trabalho com a perspectiva lúdica precisa ser considerado nas estratégias de ensino,

independentemente da série e da faixa etária do estudante, adequando encaminhamento, linguagem e

recursos utilizados como apoio. É por isso que Friedmann (1996) enfatiza que para a ocorrência de

uma aprendizagem significativa deve ser oferecida aos alunos uma quantidade diversificada de tarefas

e, para isso, o professor deve conhecer muitas técnicas e recursos, e portanto, ser mantenedor de

metodologias diferenciadas.

O lúdico pode ser utilizado como promotor da aprendizagem nas práticas escolares,

possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Neste sentido, trabalhar com

ludicidade se constitui um importante recurso para o professor desenvolver a habilidade de resolução

de problemas, a favorecer a apropriação de conceitos e atender aos anseios daqueles que ainda estão

em processo de desenvolvimento (CAMPOS, 2008).

Todo ser humano pode se beneficiar de atividades lúdicas tanto pelo aspecto de diversão e

prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem. A incorporação de brincadeiras, de jogos e recreação na

prática pedagógica desenvolve diferentes capacidades que contribuem com a aprendizagem,

ampliando a rede de significados necessários que devem ser constituídos tanto para crianças quanto

para os jovens. Esclareça-se que aula lúdica consiste em trazer para o ambiente escolar as técnicas de

aprendizagem e aplicá-las na comunicação do conhecimento. As possibilidades do lúdico como um

instrumento pedagógico são bem conhecidas. Esteja o aluno como espectador ou como figurante, o

lúdico é um poderoso meio para gravar na sua memória um determinado tema, ou para levá-lo, através

de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão moral. Esta é, por conseguinte, uma

das questões essenciais do tema, as quais se podem observar os aspectos práticos de sua

utilização pelo professor.

Assim, a pesquisa encontrou justificativa na perspectiva do favorecimento da aprendizagem,

pois se a educação tem por objetivo promover este desenvolvimento cognitivo, dentre outros, deve

assim favorecer o crescimento do aluno por seus próprios meios, oferecendo condições para que isso

ocorra. Objetiva-se apresentar estudo relevante, uma vez que se estabelece ao docente o uso de

práticas que permitam aos alunos aprender, por meio de metodologias apropriadas no intuito de fazer

aos

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