Fornecedores
Tese: Fornecedores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cristininha • 13/5/2014 • Tese • 1.443 Palavras (6 Páginas) • 246 Visualizações
Fornecedores
Valorizamos a qualidade de nosso relacionamento com nossos fornecedores, muitos dos quais são nossos parceiros há mais de 20 anos. As relações com nossos fornecedores são pautadas por nossas crenças e valores e desde 2008 eles fazem parte de um programa de Qualidade das Relações que desenvolve diálogos colaborativos a fim de identificar problemas e oportunidades e garantir a melhoria contínua no relacionamento entre Natura e a comunidade fornecedora.
Nossas matérias-primas e fornecedores
A tabela a seguir identifica a importância de nossas matérias-primas em relação ao total das despesas com matérias-primas no ano de 2008. Compramos essas matérias-primas, materiais de embalagem e produtos acabados de diversos fornecedores. Em 2008, nossos dez maiores fornecedores representaram 56,0% de nossos custos com matéria-prima e material de embalagem. Aproximadamente 82% de nossos custos com matéria-prima e material de embalagem em 2008 são produzidos no Brasil. Até hoje não temos enfrentado grande volatilidade nos preços de matéria-prima e materiais de embalagem.
Comunidades Tradicionais Fornecedoras
O uso sustentável de insumos da biodiversidade brasileira é a nossa principal plataforma tecnológica. Entendemos que o desenvolvimento das comunidades fornecedoras é fundamental para a conservação do patrimônio ambiental. Estabelecer e manter essa rede de relacionamentos e inseri-la no modelo de negócios é um desafio que assumimos há alguns anos, com o propósito de incentivar a conservação ambiental e valorizar o conhecimento tradicional. A complexidade da logística de abastecimento (que envolve custos, qualidade e rastreabilidade dos insumos); o marco regulatório ainda em construção que rege os diversos aspectos desse relacionamento; e a diversidade cultural e social das comunidades envolvidas compõem um cenário que exige esforço contínuo.
Atualmente, temos 23 comunidades parceiras da Natura, localizadas nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil e em um país da América Latina (Equador). Ao todo, reúnem 1.895 famílias. Esse conjunto de comunidades caracteriza-se por uma grande diversidade, tanto cultural, quanto socioeconômica. Além disso, estão localizadas em diferentes ecossistemas e apresentam diferentes formas de organização social e institucional. Fazem parte desse público desde pequenos grupos de agricultores familiares no Sul do Brasil até comunidades tradicionais extrativistas com grande número de famílias no Norte do País.
A cadeia de abastecimento também inclui empresas beneficiadoras, que transformam os insumos, provenientes das comunidades, em matérias-primas para nossos produtos. No caso da unidade industrial de óleos e massa de sabonetes da Natura em Benevides, no Pará, este relacionamento se dá atualmente de maneira direta com quatro comunidades fornecedoras.
Nossa relação com estes grupos, ao longo dos últimos anos, tem sido pautada por diversas formas, diretas e indiretas, de geração local de valor.
Além da compra de insumos, estabelecemos contratos de repartição de benefícios e, em alguns casos, apoiamos financeiramente o desenvolvimento destes fornecedores e suas cadeias produtivas.
O crescimento do valor de fornecimento em 2008 está relacionado ao aumento do número de comunidades, principalmente as vinculadas à unidade industrial de Benevides, e ao consequente aumento de compras. Quanto à redução dos valores destinados à capacitação e estudos e assessorias, reflete a diminuição em 2008 de nossas atividades voltadas a novos processos de repartição de benefícios.
Ao mesmo tempo em que somos reconhecidos pelos avanços já alcançados, sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer para estabelecer relações de qualidade com essas comunidades. Devemos, por exemplo, aperfeiçoar instrumentos de mensuração dos impactos sociais, ambientais e econômicos de nosso relacionamento.
Propriedades, Instalações e Equipamentos
Nossas Instalações
Em 2001, inauguramos nosso centro integrado de produção, logística e pesquisa em Cajamar, localizado a aproximadamente 20 quilômetros da Cidade de São Paulo. Nossa unidade de Cajamar foi construída ao custo de aproximadamente R$200,0 milhões. Desenhada pelo famoso arquiteto Roberto Loeb, nossa fábrica de Cajamar, que chamamos de Espaço Natura, é composta por uma unidade fabril de última geração e um espaço corporativo que acreditamos contribui para os altos índices de satisfação de nossos Colaboradores. Usamos equipamentos modernos de fabricação desenhados para garantir a segurança do nosso trabalhador e a responsabilidade ambiental. Adquirimos grande parte dos nossos equipamentos quando transferimos nossas operações para Cajamar. Temos, ainda, produção terceirizada e armazenagem de produtos fora do nosso espaço em Cajamar.
Conduzimos nossas atividades comerciais e de marketing primordialmente na nossa unidade de Itapecerica da Serra, localizada a aproximadamente 25 quilômetros da Cidade de São Paulo.
Possuímos, ainda, atividades operacionais de fabricação e distribuição, em Benevides (PA), local em que funciona uma fábrica e um laboratório para desenvolver óleos de palmeiras oleaginosas nativas, e centros de distribuição, em Itapecerica da Serra (SP), Matias Barbosa e Uberlândia (MG), Jaboatão dos Guararapes (PE), Canoas (RS) e Simões Filho (BA), bem como escritórios em Taguatinga (DF), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Barueri-Alphaville (SP), Salvador (BA), e Porto Alegre (RS) e Casas Natura em Campinas (SP), Osasco (SP), São Paulo (SP) e Guarulhos (SP). Ainda em 2009, inauguraremos em centro de treinamento em São João do Meriti (RJ). Para apoiar nossa permanente busca pela inovação, contamos, desde 2006, com um Centro Avançado de Tecnologia em Paris, na França.
A nossa unidade em Benevides é objeto de um contrato de locação o qual foi devidamente averbado na matrícula do imóvel, e cujo valor do aluguel foi inteiramente pago de
...