Fornecedores De Padarias De Rolim De Moura
Monografias: Fornecedores De Padarias De Rolim De Moura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaislorena • 3/11/2014 • 947 Palavras (4 Páginas) • 279 Visualizações
Guincho é o nome dado a um equipamento que é utilizado para elevar cargas, podendo inclusive rebocá-las. Ele é composto de dois elementos básicos, que funcionam através da tração: um sarilho (rolo) e um cabo (de aço ou corda). Apesar de todos trabalharem para basicamente uma mesma funcionalidade, que é levantar e transportar cargas pesadas, existem no mercado diferentes tipos de guinchos, cada um mais adequado para uma situação específica.
Quando utilizados na forma de caminhões-guincho, por exemplo, eles são ideais para rebocar carros e motos avariados, barcos, lanchas etc. Assim, para facilitar a subida desses veículos no caminhão guincho, há um sistema que inclina uma rampa na direção do veículo a ser rebocado. Então, uma ponta do cabo de aço é presa ao veículo a ser rebocado e o sarilho irá funcionar enrolando de volta o cabo de aço, forçando a subida do veículo. Desta forma, quase não é necessário força humana. Basta acionar os dispositivos certos, prender o cabo ao veículo a ser removido e assegurar que o sistema funcionou sem problemas, garantindo o reboque em segurança.
Guinchos Guinchos são equipamentos de tração destinados a movimentação de cargas. ( materiais e pessoas )
O terreno para a base da torre e guincho, deve ser plano, não alagadiço e ter resistência suficiente para absorver os esforços solicitados ou preparado para tal fim. 3.2 Base
A base para instalação da torre, do suporte da roldana livre (louca) e do guincho deve ser uma peça única, de concreto ou metálica, nivelada e rígida.
O meio do carretel deve estar alinhado com a roldana livre (louca) no centro do eixo. Esta deve estar alinhada com o guia dos painéis, que proporcionará maior vida útil às bronzinas e um funcionamento seguro e suave do elevador.
Figura 1 Alinhamento e nivelamento da base
RTP - 02
A base quando de concreto, deverá ter no mínimo 15 (quinze) centímetros acima do nível do terreno, dotada de drenos, a fim de permitir o escoamento da água acumulada no seu interior.
Sobre a base deve-se colocar material para amortecer impactos imprevistos da cabina.
Figura 2 Base de concreto do elevador
3.3 Guinchos Guinchos são equipamentos de tração destinados a movimentação de cargas. ( materiais e pessoas )
Principais tipos de guinchos: l por transmissão de engrenagens por corrente lautomático com comando elétro-mecânico
RTP - 02 Figura 3A Guincho por transmissão de engrenagens por corrente
Figura 3B Guincho automático elétro-mecânico
RTP - 02
Em qualquer posição de parada do elevador, o cabo de tração do guincho deve ter no mínimo 6 ( seis) voltas enroladas no tambor, e sua extremidade fixada por um clips tipo pesado
A capacidade de tração (carga máxima) de um guincho deve constar de uma plaqueta, mantida permanentemente fixada na prancha ou cabina do elevador.
Quando o guincho não for instalado sob laje, mas próximo à edificação, deve-se construir uma cobertura resistente, para a proteção do operador, contra a queda de materiais.
O posto de trabalho do operador do guincho deve ser isolado, sinalizado, dispondo de extintor de incêndio de pó químico, e o acesso de pessoas não autorizadas deve ser proibido.
Não é permitido usar o posto de trabalho do guincheiro como depósito de materiais.
Figura 4 Cobertura e isolamento do posto de trabalho
RTP - 02
Os guinchos devem ter chave de partida com dispositivo de bloqueio, localizada junto ao operador do guincho impossibilitando o acionamento por pessoas não autorizadas.
O tambor do guincho, o suporte da roldana livre (louca) e a torre, devem estar nivelados, alinhados e centralizados. A distância entre a roldana livre e o tambor do guincho do elevador deve estar compreendida entre 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) a 3,00m (três metros), de eixo a eixo.
Figura
...