Fornecido por organizações - últimos 10 anos
Projeto de pesquisa: Fornecido por organizações - últimos 10 anos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rose.lyna • 18/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 151 Visualizações
Trabalho
Os 10 melhores benefícios
Oferecidos pelas Organizações – Últimos 10 anos
Universidade Ítalo Brasileiro
Curso: Gestão em Recursos Humanos
Disciplina: Benefícios
Professora: Ana Cristina
Aluna: Ronicélia Lina de Oliveira
RA 52174
Turma: 3° semestre A
Objetivo
Este trabalho teve o objetivo de uma análise e equiparação dos benefícios oferecidos pelas Organizações e as mudanças ocorridas mo decorrer dos últimos 10 anos. Os dados aqui apresentados foram estudados e analisados a partir do ano de 2004. Sem contar que o trabalho foi de fundamental importância para compreender a relação benefícios e o comprometimento dos funcionários para com a organização.
Introdução
Minha introdução será o texto do magnífico Chiavenato
"Benefícios são regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários à totalidade ou a parte de seus funcionários. Constituem geralmente um pacote de benefícios e serviços que faz parte da remuneração pessoal. Os benefícios e serviços sociais incluem uma variedade de facilidades e vantagens oferecidas pela organização, como assistência médico-hospitalar, etc. (...) Na verdade, os benefícios além do seu aspecto pecuniário ou financeiro servem para livrar os funcionários de uma série de transtornos, (...). Os benefícios sociais estão intimamente relacionados como aspectos da responsabilidade social da organização (Chiavenato, 2004: 314-315).
Análise de evolução dos 10 melhores benefícios oferecidos pelas empresas nos últimos 10 anos
Os benefícios determinados na convenção de 2004 prá cá praticamente não mudaram. A mudança que houve foi na forma das Organizações verem o colaborador. As constantes mudanças que vem ocorrendo constantemente no mundo moderno, fez com que as empresas mudassem suas estratégias, tornando – se mais flexíveis e entendendo que desenvolver e capacitar seus colaboradores, oferecendo melhores planos de benefícios têm se tornado cada vez mais importante como forma de atrair e reter os seus talentos, e ainda age como diferencial competitivo com relação aos concorrentes. A crescente concorrência entre as empresas no mundo cada vez mais conectado tem obrigado as empresas prestarem mais atenção no seu capital intelectual. Profissionais cada vez mais capacitados, e apreciados pelo mercado podem causar uma enorme perda para a empresa, quando da saída dos mesmos. A fim de evitar e segurar este profissional as organizações procuram aumentar seus planos de benefícios como complemento da sua remuneração salarial motivando – os e fidelizando – os.
Segundo a revista Você S/A Exame (2011 p.48), estão ocorrendo mudanças significativas nos benefícios oferecidos pelas organizações nos últimos anos. Os profissionais já não buscam as mesmas coisas em uma empresa. Estes são os dados dessa pesquisa;
Antes a aprendizagem e o desenvolvimento eram o grande diferencial de uma organização no ano de 2009, na qual 38,3% dos funcionários buscavam empresas que lhes proporcionasse isso, e apenas 26,8% satisfação e motivação. Já em 2011, 45% dos funcionários buscam satisfação e motivação, e apenas 28% aprendizagem e desenvolvimento. Ainda segundo a revista para os colaboradores, o dinheiro e a tranqüilidade em relação ao seu bem-estar e o de sua família, s essenciais para essa motivação e satisfação.
“Para que isso ocorra é necessário oferecer salários competitivos com o mercado e um pacote de benefícios robusto.” (OLIVEIRA, 2011, p. 52)
Analisando a administração hoje com uma visão moderna, vemos a mudança na forma que Organizações bem estabilizadas procuram criar planos de benefícios de acordo com o perfil de cada funcionário de sua organização, sempre buscando a melhor forma de beneficiá-lo. Essa é uma estratégia importante, pois o que é prioridade para um colaborador pode não ser pra o outro. Sendo assim é importante que os benefícios oferecidos a cada categoria estejam de acordo com aquilo que desejam e necessitam.
Em uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Towers Perrin, pesquisa esta onde foram consultadas 300 empresas no Brasil no ano de 2007 apontou os benefícios mais concedidos. São eles:
100% Plano de saúde
98% Auxílio – alimentação
94% Seguro de vida
81% Plano odontológico
76% Empréstimos
71% previdência privada
69%
...